Brazil GRI 10 anos: conheça a história e novidades do evento

GRI Hub publica série de conteúdos que mostra a evolução do Brazil GRI ao longo do tempo e os diferenciais em 2019.

29 de julho de 2019Mercado Imobiliário
Era 2010. O GRI somava 12 anos de atuação internacional e dava, então, seus primeiros passos no Brasil, ao promover a edição inaugural do Brazil GRI. De lá para cá, a conferência evoluiu continuadamente em múltiplos aspectos, consolidando-se como o grande ponto de encontro dos líderes do setor imobiliário atuantes e com interesse em atuar em território nacional.

"O Brazil GRI nasceu em um contexto em que existiam no País vários eventos do setor imobiliário, mas rapidamente se tornou a referência. Ano após ano, os players, no Brasil e no exterior, planejam suas agendas já considerando a participação na conferência e a utilizam como principal meeting point da indústria imobiliária brasileira", afirma Gustavo Favaron, CEO do GRI Club. 

Ao lado de Diego Tavares, hoje managing director do clube, ele foi responsável pela implementação do Brazil GRI. O desafio era grande, frente a uma realidade nacional completamente distinta da atual. 

"Num primeiro momento, durante as conversas que precederam a edição inicial, os executivos e empresários diziam não ter tempo para mais um evento. Relatavam abundância de capital disponível, mesmo no mercado doméstico, e que sua prioridade era se dedicar a lançamentos e ao andamento de seus projetos imobiliários. Pouco depois, tiveram certeza da importância de estar presentes", narra Favaron. 

Ontem e hoje

De fato, o volume de estrangeiros que visitavam o Brasil àquela época e seu apetite para investimentos eram amplos. Por outro lado, a infraestrutura nacional se mostrava extremamente deficitária. "Uma das maiores críticas dos investidores internacionais se tratava da escassez de infraestrutura básica, antes de evoluções significativas – que se deram na sequência – por conta da preparação para a Copa do Mundo. Chamava muito a atenção a escalada dos preços dos hotéis no País, que se mostravam mais elevados a cada nova viagem", lembra o CEO. Faltava também mão de obra, uma preocupação generalizada.

Para se ter uma ideia daquela realidade, em 2010, o PIB brasileiro cresceu impressionantes 7,5% (totalizando 3,675 trilhões), maior alta desde 1986 e uma performance notável diante da retração de 0,6% registrada em 2009, ainda reflexo da crise global. Foi o 5º país com maior expansão anual entre os integrantes do G-20, superado apenas por China, Índia, Argentina e Turquia. Naquele ano, a construção civil brasileira espichou nada menos do que 11,6%. A geração de emprego também bateu recorde – 2,5 milhões de postos de trabalho – e o progresso da formação bruta de capital fixo, ou seja, o investimento, foi de 21,8%.

"De lá para cá, vemos o quanto a indústria imobiliária amadureceu no País. O Brazil GRI teve um papel decisivo nesse sentido, ao colocar os responsáveis por definir os rumos do setor lado a lado para estreitar laços, traçar caminhos e soluções, e estabelecer parcerias", afirma Gustavo Favaron.

Série comemorativa

Ao longo dessa década, o Brazil GRI computou números superlativos. A quantidade de salas de discussão e participantes – nacionais e internacionais – aumentou expressivamente. Porém, o mais importante é que o evento conseguiu preservar suas características fundamentais e distintivas: um público sênior e um formato único – que o GRI tem implementado ao redor do mundo com o mesmo êxito –, estendendo a todos os presentes a oportunidade de interagir de igual para igual, trocar informações, compartilhar experiências e identificar sinergias e potencialidades.

O GRI Hub vai relembrar e homenagear essa história nas próximas semanas, ouvindo executivos e investidores que construíram essa trajetória de sucesso junto com o GRI Club. Serão histórias apetitosas, bastidores e relatos de impactos que a participação nesse grande evento proporcionou do ponto de vista de relacionamentos e negócios. O GRI Hub vai também apresentar as novidades do Brazil GRI 2019, que acontece em novembro em São Paulo e promete proporcionar uma experiência ainda mais enriquecedora aos players presentes. Acompanhe tudo isso na série 'Brazil GRI 10 anos'


Brazil GRI 2019