Imagem de capaVisão geral do Bairro Terra Nova (Grupo Porto Real) <br/ >Crédito: divulgação

Bom momento para o segmento de loteamentos

Confira artigo de Leonardo Cunha, responsável por Novos Negócios e Desenvolvimento Imobiliário no Grupo Porto Real.

3 de fevereiro de 2020Mercado Imobiliário

Leonardo Cunha*

O mercado imobiliário concluiu no ano passado uma expansão proporcionalmente maior que a do PIB brasileiro, feito que não era visto desde 2013. Segundo dados levantados pela consultoria Brain para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), previsões apontam que 2020 alcançará o ápice de vendas e lançamentos e se tornará o melhor ano da incorporação brasileira desde 2012. 

O destaque fica por conta do mercado de loteamentos. Seu volume de lançamentos manteve um crescimento constante nos primeiros nove meses de 2019, com um aumento de quase 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em relação às vendas, a comercialização cresceu 25% a mais do que em 2018. Cada vez mais concorridos, os resultados de vendas de empreendimentos se beneficiam pela oferta restrita de bons produtos e pela recuperação dos preços, que sobem a uma velocidade maior do que a própria inflação. O Sudeste responde por uma parcela considerável dos lucros do segmento, já que concentra 49% dos loteamentos -- o equivalente à metade da oferta nacional. 

Com alcance interestadual, os mais de 20 milhões de m² que compõem o landbank do Grupo Porto Real S.A. estão distribuídos em localidades estratégicas para garantir uma logística favorável entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Instalado no Vale do Paraíba Fluminense, próximo à Rodovia Presidente Dutra (BR-116) e à ferrovia da MRS Logística, nosso polo industrial sedia grandes nomes do mercado automobilístico, como PeugeotCitroën, Nissan, Volkswagen e toda sua vasta rede de fornecedores. A proximidade de grandes centros urbanos e a malha de transporte privilegiada são alguns dos motivos que têm garantido avanços e investimentos significativos na região.

Ao criar um polo produtivo com tamanha complexidade e alcance, torna-se fundamental oferecer também as melhores opções de residências, comércio e serviços para atender funcionários, executivos e colaboradores das empresas ali sediadas. Com o propósito de desenhar soluções urbanísticas integradas, capazes de contemplar as necessidades mais diversas, lançamos em dezembro o loteamento Terra Nova, primeiro produto do gênero do Grupo Porto Real. Com 100% dos lotes comercializados em pouco mais de 48 horas, o sucesso nas vendas reforçou as boas previsões para o segmento e o potencial de compra da região.

O empreendimento é o primeiro passo para o desenvolvimento de um novo bairro planejado para o município de Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, destinado a ocupar uma área de 3 milhões de m². Com espaços públicos atraentes, que incluem praças, paisagismo e mobiliário urbano para tornar as ruas mais sociáveis e seguras, o projeto irá priorizar um urbanismo sustentável, que melhore a qualidade de vida das pessoas sem causar danos ao meio ambiente. 

A previsão é de que R$ 21 milhões já tenham sido movimentados com as vendas dos lotes residenciais e comerciais, mas o valor pode ainda chegar à casa do R$ 1 bilhão durante as etapas seguintes de expansão. Além do setor imobiliário, as inúmeras outras vocações da região também contribuem positivamente para as receitas e o ambiente de negócios do sul fluminense. Com atividades nos mercados financeiro, agropecuário e de comunicação, o grupo acredita que a cooperação entre diferentes setores é determinante para o desenvolvimento sustentável dos municípios onde opera.

O bom momento vivido pelo segmento imobiliário faz dele um possível líder para o cenário atual da economia brasileira. Está nas mãos dos incorporadores, portanto, oferecer produtos com qualidades urbanística e ambiental, que incentivem a economia do entorno com a geração de infraestrutura, empregos e oportunidades. Há décadas contribuindo para o crescimento do sul fluminense, o Grupo Porto Real segue apostando suas fichas no setor e já colhe os bons frutos da escolha.


*Leonardo Cunha é responsável pelas áreas de Novos Negócios, Incorporação, Desenvolvimento Imobiliário e Comercial do Grupo Porto Real S.A.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do GRI Hub.