2019 deve ser ano de crescimento para fundos imobiliários

Leandro Bousquet (Vinci Partners) analisa cenário. Ele é um dos especialistas que estarão no GRI Fundos Imobiliários.

23 de novembro de 2018Mercado Imobiliário
As perspectivas para o setor imobiliário, frente aos primeiros sinais dados pelo futuro governo Jair Bolsonaro, se mostram crescentemente positivas, em particular para a indústria de fundos de investimento imobiliário (FIIs), que devem ganhar mais atratividade a partir do próximo ano.

O nível de otimismo dos líderes desse mercado – já capturado pelo Termômetro do GRI Club Real Estate logo que encerrada a corrida presidencial – está elevado. "Já vemos sinais de recuperação em praticamente todos os segmentos, a exemplo dos aluguéis que estão voltando a subir, dos níveis de vacância caindo e das vendas dos lojistas nos shoppings melhorando", confirma Leandro Bousquet, sócio da Vinci Partners, onde é responsável pela área de real estate

"Antes, havia uma incerteza em relação a quem ganharia a eleição e, depois, sobre qual seria a 'cara' do novo governo. O que se está desenhando até o momento – o discurso de eficiência do Estado e as indicações anunciadas [pela futura administração] – é o melhor [cenário] possível para a economia e os negócios", continua ele. 

Com larga experiência no mercado de fundos imobiliários, Leandro recorda que, no caso desse tipo de aporte, há impacto direto do nível da taxas de juros. "Caso o governo consiga aprovar um mínimo pacote de medidas na área fiscal, as expectativas de taxas de juros podem mudar completamente e o cenário será ainda mais benigno para a indústria de FIIs".

O potencial da carteira imobiliária tem sido observado pelos investidores e já se reflete nas estatísticas. De acordo com dados divulgados pela B3, entre o período de setembro de 2017 e o mesmo mês de 2018, o número de cotistas de FIIs aumentou 65%, passando de 107,7 mil para 177,8 mil.

"Acreditamos que esse é o melhor tipo de veículo para se investir em imóveis para renda, pois atende a todos os perfis de investidores", afirma o representante da Vinci Partners. 

GRI Fundos Imobiliários

Junto a outros nomes de peso – como Augusto Martins (Credit Suisse Hedging Griffo Brazil), Mauro Dias (GLP), Rossano Nonino (Ourinvest Real Estate), Alexandre Mastrocinque, Caio Mesquita (ambos Empiricus), Marcelo Rainho e Pedro Carraz (ambos da XP Asset Management), Leandro Bousquet integra a lista de especialistas que estarão no GRI Fundos Imobiliários 2018, evento dedicado ao público investidor institucional.

Entre os objetivos do encontro, está o de discutir oportunidades oferecidas por esses veículos. "O segmento de fundos imobiliários tem crescido muito e deve ser um dos mais potenciais para os próximos anos", projeta Bousquet.


Leandro Bousquet (Vinci Partners) | Crédito: Mario Miranda Filho

Segundo ele, as discussões do GRI Fundos Imobiliários devem englobar experiências de outros países, como Estados Unidos e México, e também a análise dos fundos multiativos, que, na sua avaliação, tendem a oferecer melhores perspectivas. O evento também visa esclarecer dúvidas, entender as preocupações e eventuais gargalos e delinear soluções para atender a novos entrantes. 

Bousquet falará ainda sobre o potencial de dois dos segmentos imobiliários – shoppings e logística. A Vinci, inclusive, se prepara para lançar um fundo focado nesse último ramo. "É o que mais se beneficia do fenômeno do e-commerce, uma área que tem crescido e cujo principal gap é a logística. Há uma demanda [não suprida]", analisa. 

O GRI Fundos Imobiliários 2018 será realizado das 8h30 às 18h30 do dia 04 de dezembro no Centro de Convenções do São Paulo Corporate Towers, com uma agenda voltada a investidores institucionais, como bancos de investimentos, family offices, fundos de pensão e regime de previdência dos servidores públicos – denominado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) – e fundos soberanos.

A participação só é possível por convite e os critérios para elegibilidade podem ser obtidos diretamente com a equipe do GRI, por meio do site do evento

Fórum GRI de Fundos Imobiliários

Um dia antes, em 03 de dezembro, acontece o Fórum GRI de Fundos Imobiliários 2018, destinado ao investidor pessoa física e agentes autônomos de investimentos (AAIs). "Nessa data, faremos um trabalho educacional com análises de fundos de gestão ativa, passiva, riscos e potenciais retornos de cada", complementa Leandro. 

A programação completa já está disponível no site do evento.