Secretário antecipa plano integrado de infraestrutura ao GRI

Diogo Mac Cord, titular da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura/ Ministério da Economia, foi a club meeting.

3 de abril de 2019Infraestrutura

O GRI Club Infra realizou nesta quarta-feira (03 de abril) um club meeting sobre o planejamento de longo prazo para o setor de infraestrutura, com a participação de Diogo Mac Cord, titular da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI), ligada ao Ministério da Economia. 

O encontro foi uma oportunidade para que players do setor pudessem entender de forma detalhada a atuação da secretaria e sua participação, junto a outras pastas do governo federal, na criação de um plano de infraestrutura de longo prazo. Moderada por Guilherme Galego, executivo de Project Finance do Banco Santander, a reunião contou também com a presença de Pedro Capeluppi, diretor de Relacionamento Institucional da SDI.

Com foco em produtividade, a partir de uma série de projetos já propostos pelos diferentes ministérios, a SDI trabalha em um planejamento integrado para o setor. De acordo com Mac Cord, a meta é chegar a R$ 200 bilhões em investimentos em 2020. 

"Verificamos em nosso diagnóstico que um dos principais pontos seria a falta de projetos. Há dinheiro e apetite para investir [no Brasil]. O que precisamos é desenhar um portfólio de projetos, qualitativa e quantitativamente, em um cronograma possível e agressivo", declarou ele ao GRI Hub, em entrevista logo após a discussão.

Concluídos os processos de definição e submissão ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), os projetos serão inseridos na carteira do programa federal para serem viabilizados. O acompanhamento das propostas poderá ser feito via Observatório de Infraestrutura, plataforma que estará disponível online para trazer transparência às iniciativas.

Para o andamento do plano, a SDI se apoia em uma iniciativa de benchmarking junto ao Reino Unido, a UK taskforce, e em suporte técnico de organismos multilaterais – a exemplo do Banco Mundial e do Banco de Desenvolvimento Interamericano, entre outras iniciativas. 

A discussão do club meeting perspassou ainda diversos outros temas considerados essenciais para o desenvolvimento da indústria de infraestrutura, como a mitigação de risco cambial, arranjos institucionais e segmentos específicos, a exemplo de saneamento, logístico e energético. 

Os primeiros passos para a viabilização de um plano integrado de infraestrutura foram recebidos com entusiasmo entre os participantes. Acompanharam o meeting cerca de 60 líderes do mercado de infraestrutura, como Gustavo Barreto (CCR), Marcio Protta (Arteris), André De Angelo (Acciona), Eduardo Backheuser (Carioca Engenharia) e André Abucham (Engeform). 
 

Infra Latin America GRI 2019

As oportunidades de investimentos, pipeline de projetos, originação e modelagem no Brasil e em outros países da América Latina voltam ao centro das discussões no  Infra Latin America GRI 2019, evento que acontece nos dias 16 e 17 de maio, em Nova York. 

A conferência tem como objetivo compartilhar soluções para os desafios comuns dos mercados emergentes, fomentar novas oportunidades de negócios com investidores globais, analisar tópicos estratégicos que definem o futuro dos setores de Infraestrutura, endereçar propostas para autoridades governamentais e conexões voltadas a negócios. Para conferir detalhes, acesse o site.