Projetos de infraestrutura no Nordeste ganham importante espaço de discussão

Primeira edição do Infra Nordeste GRI 2022 conectou líderes dos setores de infraestrutura e energia

15 de março de 2022Infraestrutura
O primeiro summit regional organizado pelo GRI Club em 2022 – o Infra Nordeste 2022 – ocorreu nesta última sexta-feira, 11 de março, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). O evento contou com a presença de líderes do mercado, representantes governamentais e especialistas em infraestrutura e energia. O objetivo foi debater e promover projetos e iniciativas em nível regional, a fim de consolidar os esforços que vêm sendo feitos visando ao fortalecimento e à recuperação da economia nos estados do Nordeste. 

Destaques da sessão inaugural

O moderador da conferência de abertura foi Dênio Cidreira, presidente da Fonte Nova Negócios e Participações, que destacou a posição proeminente do Estado da Bahia e da região como um todo na adesão às Parcerias Público-Privadas (PPPs). De modo geral, as discussões se centraram na carteira de concessões e nos desafios em relação às leis que as regem, além de focalizar os projetos de saneamento em curso.

Marcus Cavalcanti, secretário de infraestrutura da SEINFRA/BA, enfatizou a importância do Estado da Bahia no que concerne à carteira de PPPs, a maior da região em termos de projetos. Além disso, sinalizou algumas das maiores dificuldades enfrentadas nos momentos de crise: o aumento de insumos, o custo do capital próprio (relacionado com a fluidez da taxa SELIC) e o risco relacionado à demanda. 

Por sua vez, Ricardo Rodrigues, chefe do departamento do Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), abordou a relevância da modelagem das concessões de PPPs e explicou o novo posicionamento do BNDES a respeito. Segundo ele, o país carece de melhor infraestrutura e, por isso, mais iniciativas devem ser desenvolvidas em nível regional. Nesse sentido, o grande desafio é estimular a participação de capital não só local, mas também estrangeiro. 

Boas perspectivas para o futuro

George Santoro, secretário da fazenda do Governo do Estado de Alagoas; Petrônio Rolim, secretário executivo de PPPs do Governo do Estado da Paraíba, e Pedro Maranhão, secretário nacional de saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional, demonstraram otimismo em relação às pautas em foco. Santoro, por exemplo, afirmou que o PIB do Estado de Alagoas deve dobrar nos próximos anos com os projetos de PPPs que estão sendo levados a cabo. 

Rolim, enquanto isso, ressaltou a necessidade de construir sinergias, alavancando o turismo, e revelou que a Paraíba contará com investimentos de hotéis, resorts e empresas da área de entretenimento. O representante do governo paraibano na sessão também fez menção a um importante projeto de saneamento que envolve 93 municípios, além de citar investimentos nos setores de transporte, energia e portos.

Por último, Maranhão atentou para a questão ambiental e para o compromisso que existe com a sustentabilidade em todos os projetos atuais. Ações que levem em conta o meio ambiente são imprescindíveis, por exemplo, na área de saneamento. Ele apontou que existem hoje 115 km de águas fluviais que estão contaminadas pela disposição de esgoto sem tratamento apropriado no país inteiro. Entretanto, observou que o novo marco regulatório está avançando e o cenário tem boas perspectivas de mudança a médio e longo prazo.        

Próximos eventos de Infraestrutura

Os debates regionais continuarão sendo destaque na agenda do GRI Club ao longo do ano. Em junho, será realizado o Infra Sul GRI 2022 em Porto Alegre (RS); e, em agosto, o Infra Minas GRI 2022 em Belo Horizonte (MG).

Mas, antes disso, o maior evento de infraestrutura e energia da América Latina vai reunir os players mais relevantes da indústria no LATAM GRI Infra & Energy 2022, nos dias 11 e 12 de maio em Nova Iorque. As inscrições já estão abertas, garanta agora o seu lugar: https://www.griclub.org/event/infrastructure/latam-gri-infra-energy-2022_3589

Por Lucas Badaracco


Patrocinadores

Club Partners Latam

Club Partners Brazil

Sectoral Club Partners Latam

Sectoral Club Partners Brazil

Networking Sponsor

Contributor Sponsor