Programa de recompensas Livelo mira soluções corporativas

Meta é avançar em oferta de produtos para empresas de vários setores recompensarem colaboradores e clientes, diz CEO.

2 de maio de 2019Infraestrutura

O mercado de fidelidade ainda tem um longo caminho a trilhar no Brasil, e parte considerável desse trajeto tende a passar pela oferta de soluções corporativas, ou seja, parcerias entre os programas de recompensa e companhias dos mais variados setores – incluídos aí real estate e infraestrutura – que desejam oferecer incentivos tanto a colaboradores quanto aos próprios clientes. Essa é hoje uma prioridade para a Livelo, criada pelo Banco do Brasil e pelo Bradesco para oferecer programa de recompensas e em operação desde 2016.

"Nosso maior foco, a partir do êxito atendendo os clientes de cartões, é crescer e oferecer o mesmo agora a empresas", diz Alexandre Rappaport, presidente da Livelo, que tem hoje cerca de 19 milhões de CPFs únicos na sua base e, em 2018, obteve receita em torno de R$ 2 bilhões. Acompanhe a entrevista, concedida pouco antes do início do GRI Unique Dinner – L'Opera Creativa:

Qual a sua expectativa para o mercado de fidelização brasileiro neste ano?
Fidelidade no Brasil tem um longo caminho a ser percorrido. A maior oportunidade que temos é de contar com um sistema realmente amplo, com muitas chances de acumular e resgatar os pontos. Hoje, eles ainda são limitados a sistemas na mesma pessoa jurídica, que oferece pontos que só podem ser utilizados naquela localidade. Isso, no entanto, tem menos valor para os consumidores, que desejam liberdade para fazer o que querem e onde querem. Com sua proposta de escolha, a Livelo acredita que conseguirá ajudar o País a crescer em fidelidade.

Onde estão concentrados hoje os principais esforços da Livelo?
Nosso maior foco, a partir do êxito atendendo os clientes de cartões, é crescer e oferecer o mesmo agora a empresas. Neste momento de retomada do Brasil, elas precisam muito aumentar suas vendas e entendemos que isso seja possível de duas formas: incentivando e recompensando com pontos os funcionários que cumprem suas metas e realizam trabalhos excepcionais, e oferecendo pontos também a clientes finais, que, ao recebê-los, são reconhecidos por quem vende a eles da melhor maneira.

Como as soluções corporativas da Livelo – Livelo Incentivo (recompensa para colaboradores) e Livelo Fideliza (para clientes) – se aplicam a empresas dos setores imobiliário e de infraestrutura? A Livelo Fideliza se destina essencialmente ao varejo ou também vale para esses segmentos?
Ela [Livelo Fideliza] certamente vale para toda e qualquer empresa que gostaria de vender mais. Por exemplo, estamos fazendo um piloto com a Tecnisa no qual, ao comprar um apartamento no [empreendimento] Jardim das Perdizes [em São Paulo], o cliente ganha um milhão de pontos Livelo. Então, já temos algumas iniciativas nesse sentido, mas existe espaço para muito mais.

Há outro exemplos envolvendo real estate e infraestrutura que possa compartilhar?
Ainda estão em desenvolvimento. O que posso adiantar é que, hoje, já há mais de 30 empresas fora do grupo dos acionistas comprando pontos para aumentar vendas, seja através de incentivo a funcionários, seja a clientes finais. Ainda não temos um case de infraestrutura, mas adoraríamos construí-lo. Sabemos que infraestrutura envolve projetos longos, dificílimos e extremamente desafiadores, nos quais os pontos poderiam ser um meio sensacional de motivar as equipes a atingirem seus objetivos.


Alexandre Rappaport, presidente da Livelo | GRI Club/Flávio Guarnieri

Como funciona o processo de implementação das soluções corporativas?
A Livelo é uma ferramenta inteiramente virtual, de setup imediato. Os funcionários recebem os pontos que são dados pelo RH da empresa através de um portal e, de pronto, podem começar a usá-los. Já a Livelo se encarrega do fullfilment do começo ao fim. A contratação por uma companhia é muito simples. Ela recebe um boleto com o valor, o paga, os pontos são imediatamente creditados no seu CNPJ e, através desse CNPJ, ela entra num portal e aloca os pontos aos ganhadores.  

Que tipos de ganhos palpáveis, ao lado dos qualitativos, esse tipo de ferramenta proporciona às instituições que aderem?
Cito como exemplo a satisfação de quem ganha [os pontos]. Temos visto vários casos em que funcionários reconhecidos gostam de contar sobre isso a todos. Eles fazem dois tipos de postagem: no LinkedIn, mostrando orgulho pelo reconhecimento da empresa, e, no Facebook, curtindo o prêmio de recebido da companhia.

Por que se decidiram pela parceria com GRI Unique?
O GRI é um grupo absolutamente seleto, que nos dá acesso às melhores e mais corajosas cabeças do mercado. Como somos um produto novo, queremos estar junto aos empresários e empreendedores que acreditam em inovar como forma de ajudar o Brasil a crescer de novo.  

Para você, qual a relevância da criatividade e da inovação – tema do primeiro evento do GRI Unique – no universo corporativo? Como as aplica no seu dia a dia?
O Livelo é uma empresa 100% digital e completamente inovadora. Nossa proposta para o mercado é oferecer algo não praticado hoje, que são as recompensas digitais utilizáveis em qualquer lugar e sem gasto. Com isso, queremos trazer inovação para as companhias, a fim de que consigam incentivar mais e vender mais.