Potencial de investimentos sustentáveis em pauta no GRI

Club meeting, em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI), discutiu emissão de green bonds para projetos urbanos.

12 de dezembro de 2018Infraestrutura

O GRI Club Infra realizou nesta quarta-feira (12 de dezembro) um club meeting para discutir o uso de green bonds, como são chamados os títulos de dívida com chancela ambiental, como alternativas de financiamentos a projetos do setor de infraestrutura, com especial foco a desenvolvimentos sustentáveis em cidades brasileiras.

Com moderação de Miguel Noronha, managing director da BMPI, o encontro foi realizado em parceria com a organização sem fins lucrativos Climate Bonds Initiative (CBI) e contou com a participação de suas representantes Justine Leigh-Bell, diretora de Desenvolvimento de Mercado, e Thatyanne Gasparotto, líder da entidade para a América Latina.

A reunião foi oportuna para que os membros do GRI Club Infra entendessem a atuação da CBI e seu principal objetivo, de globalizar o mercado institucional para soluções voltadas às mudanças climáticas. Entre os pontos abordados, estiveram ainda o trabalho educativo da entidade, com foco na ampliação da emissão dos green bonds e na promoção de boas práticas internacionais – como a expansão de projetos sustentáveis na China – a mercados emergentes.

Também foram apresentadas oportunidades para investimentos sustentáveis no País incluídas em um projeto desenvolvido em conjunto com o governo brasileiro, por meio do Ministério do Planejamento, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa busca identificar projetos potenciais de financiamento green na esfera municipal em temas como água e saneamento, mobilidade urbana e gestão da energia. De acordo com a CBI, estima-se que o Brasil tenha um potencial de US$ 1,3 trilhão em investimentos verdes. 

Participaram do encontro cerca de 40 players atuantes ou com interesse em infraestrutura urbana, que puderam expor suas considerações acerca desse tipo de project bond, a agenda de investimentos sustentáveis, as garantias necessárias aos projetos e os desafios de cada segmento, a exemplo da gestão de resíduos sólidos. 


GRI PPPs e Concessões Brasil 2019
GRI PPPs e Concessões Brasil 2019

O tema deve voltar ao debate do clube no próximo ano, principalmente durante a 3ª edição do GRI PPPs e Concessões Brasil, que ocorre no dia 28 de março e terá como foco reunir líderes do setor privado e das diferentes esferas do poder público (União, estados e municípios), responsáveis pela definição da agenda de políticas e futuros projetos de infraestrutura nas cidades brasileiras. Confira informações sobre o encontro e como participar.