Pesquisa aponta visão da iniciativa privada para PPPs locais

Termômetro do GRI traz avaliação sobre regulamentação vigente e ranking de estados e municípios mais avançados em PPPs.

19 de março de 2019Infraestrutura

Metade (49,1%) dos líderes de infraestrutura atuantes no Brasil ouvidos por uma rodada especial da pesquisa Termômetro do GRI Club Infra em março têm expectativa boa ou excelente quanto aos novos governos estaduais, empossados em janeiro, na área de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Para 43,0%, as perspectivas são regulares e 7,9% dizem que são negativas.

Para compreender melhor o cenário de oportunidades em infraestrutura nos Estados, o GRI Club Infra indagou os players também a respeito da qualidade das atuais regulamentações estaduais de PPPs. Predominou a análise de que são regulares (59,2%). Outros 14,2% as veem com bons olhos e 26,6% as criticam.

Pelo lado da regulamentação federal, o grupo dos que manifestam opinião positiva é maior (28,1%), mas, semelhantemente ao que se observa no âmbito estadual, a maioria tem percepção regular (62,2%). Os que fazem uma avaliação negativa são 9,7%.

Cidades e estados mais avançados

No ranking de unidades da federação consideradas mais avançadas no campo de PPPs e concessões, com projetos sólidos e que atraiam a iniciativa privada, São Paulo aparece no topo, seguido por Bahia, Minas Gerais, Piauí e Paraná. Na sequência, vêm Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.

Já quando se trata das cidades, São Paulo lidera a lista, com Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Teresina, Curitiba, Fortaleza, Florianópolis e Vitória a seguir.

O Termômetro do GRI Club Infra mostra semestralmente o humor dos líderes de infraestrutura atuantes no Brasil. Nesta rodada da pesquisa, realizada no início de março, foram ouvidos 116 players e, além dos quesitos tradicionalmente sondados – que mostraram otimismo recorde –, foram aplicadas questões relacionadas diretamente ao cenário de PPPs e concessões em estados e municípios, em sintonia com a realização do evento GRI PPPs e Concessões Brasil 2019.


GRI PPPs e Concessões Brasil 2019



Diversos dos temas fundamentais a maiores investimentos em infraestrutura no País estarão em pauta na 3ª edição do GRI PPPs e Concessões Brasil. O evento acontece em 28 de março em São Paulo e reunirá os principais líderes públicos e privados responsáveis pela definição da agenda de políticas e de futuros projetos do setor nas cidades brasileiras. Saiba os detalhes da programação.