Pacote de PPPs em MG terá rodovia, hospital, parque e hotel

Governo mineiro deve anunciar carteira de projetos de PPPs e concessões nos próximos meses, adianta Romeu Zema.

2 de abril de 2019Infraestrutura

Rodovias, hospitais, parques e hotéis são os segmentos que a nova gestão de Minas Gerais está analisando com o propósito de criar uma carteira de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões, a ser divulgada nos próximos meses.

"Está em nossos planos a privatização de empresas estatais", adiciona o governador Romeu Zema, que participou do GRI PPPs e Concessões Brasil 2019 e falou ao GRI Hub. O governo foi ao evento acompanhado de membros da sua equipe, com destaque para Marco Aurélio Barcelos, secretário mineiro de Transportes e Obras Públicas.

Quais são os segmentos e projetos prioritários para PPPs em Minas Gerais no curto e no médio prazos?
Estamos estudando quais são as áreas viáveis para firmarmos PPPs e concessões. Rodovias, hospitais, parques e hotéis do Estado são possibilidades em análise. Nossa proposta é que o Estado tenha foco no que é pertinente a ele, priorizando segurança, educação, saúde e infraestrutura. Nossas equipes estão trabalhando arduamente e devemos anunciar a carteira de projetos de PPPs e concessões nos próximos meses.

Quais companhias estaduais serão privatizadas e quando?
Está em nossos planos a privatização de empresas estatais. Tudo ainda está em estudos, mas o que queremos é que o Estado faça – e bem – o que é sua obrigação e não fique com tentáculos em todas as áreas, atuando mal.

Como será o processo de revisão de contratos de concessão já em vigor?
Todos os contratos estão sendo analisados para verificarmos se estão sendo cumpridos conforme estabelecido. Isso está sendo realizado para garantir nossa segurança. Caso não o façamos, corremos o risco de, amanhã, o Ministério Público nos acionar por não estarmos acompanhando adequadamente a execução dos contratos firmados. Não é uma questão de desconfiança, e sim de governança.

Entrevista concedida à editora-chefe Giovanna Carnio
 

Infra Latin America GRI 2019

 



O tema das parcerias público-privadas segue na agenda do GRI Club Infra durante todo o ano. No Infra Latin America 2019, por exemplo, está programada uma discussão para discutir se é hora de revisar o arcabouço regulatório das PPPs na América Latina. Veja a agenda completa do grande evento, que acontece em 16 e 17 de maio em Nova York.