Imagem de capa<label style="color:#fff;">Crédito: Pexels<label>

O que pensam os líderes corporativos sobre inovação?

O GRI Hub ouviu players imobiliários e de infraestrutura sobre o tema, que foi mote do último GRI Unique Dinner.

7 de outubro de 2019Infraestrutura

Inovar nos negócios é fundamental, mas também um desafio permanente. O GRI Hub conversou com líderes imobiliários e de infraestrutura que participaram do 'GRI Unique Dinner – Innovation from the Edges' a respeito desse tema, escolhido como mote do evento e centro da palestra apresentada na ocasião pelo especialista Tim Lucas. Acompanhe os depoimentos:

 

<span class=Leonardo Vianna, CEO do Grupo CCR" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Leonardo_Vianna_2019_9_19_16_53_31_1568912011.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Leonardo Vianna, CEO do Grupo CCR" />

Leonardo Vianna, CEO do Grupo CCR
"Inovar é sempre um desafio e a busca pela inovação é uma constante em todas as companhias. Se uma empresa parar no tempo, não vai sobreviver. [Esta edição do GRI Unique] Foi uma experiência muito positiva para 'abrirmos a cabeça'. Tim Lucas trouxe uma reflexão muito interessante, nos remetendo a pensar sobre fatos menores, aos quais às vezes damos pouca importância."

<span class=Juliano Antunes" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Juliano_2019_9_19_16_59_37_1568912377.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Juliano Antunes" />

Juliano Antunes, CEO da Uliving Brasil
"Nosso negócio é totalmente focado em inovação. Atuamos junto a um público jovem, geração Z, e, se não pensarmos em inovação, morremos. É o nosso dia a dia. Então, tudo o que ouvirmos sobre o tema, sobre gente que está fazendo coisas novas, e todo contato que fazemos nesse campo é muito importante. O tema da gamificação [levantado por Tim Lucas na sua apresentação, o que envolve o uso de dinâmicas de jogos para engajar pessoas e resolver problemas em novos contextos] veio muito ao encontro do que temos falado e pensado. Isso tem tudo a ver conosco e, inclusive, esse é um dos pontos levantados pelo nosso público, que é de estudantes."

Letícia Queiroz

Letícia Queiroz, sócia do escritório Queiroz Maluf Sociedade de Advogados
"Sou advogada e atuo em um mercado bastante tradicional. Porém, mesmo em mercados assim, em que os valores tradicionais são importantes, a inovação funciona. A parte de inovação tecnológica é muito relevante para nossa área, mas inovação não é só isso. É se repensar sempre, estar aberto a novas ideias, algo imprescindível para sobreviver e alcançar longevidade."

<span class=Danilo Ribeiro" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Danilo_Ribeiro_2019_9_19_17_14_33_1568913273.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Danilo Ribeiro" />

Danilo Ribeiro, sócio e diretor executivo da Paramis Capital e sócio-fundador e CEO da Expeer
"Na Paramis, achamos fundamental olhar para a frente e entender o comportamento do consumidor, para onde está indo. Recentemente, criamos uma nova plataforma, a Expeer, que busca entregar ao pequeno e médio investidor oportunidades de investimento imobiliário que antes não lhe eram acessíveis, fazendo uso do conceito de economia compartilhada e oferecendo formas de que ele tenha uma nova experiência. Por exemplo, para que esse investidor possa conhecer o empreendimento em que investe, proporcionamos visitas por meio da realidade virtual. Isso exigiu inovação, sair da 'caixa', pensar em novas experiências aos clientes, mesmo em mercados tão tradicionais como o imobiliário e o financeiro."

<span class=Eduardo Takahashi" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Eduardo_Takahashi_2019_9_19_17_17_29_1568913449.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Eduardo Takahashi" />

Eduardo Takahashi, vice-presidente da AON Brasil
"Sempre podemos aprender algo novo para o nosso negócio, que é feito de pessoas. Apesar de lidar com o concreto, o setor de infraestrutura é feito de gente. Consequentemente, relacionamento é tudo e entender o outro é essencial. Na AON, em tudo o que fazemos, pensamos nas pessoas envolvidas. Se não inovarmos e não formos criativos, não conseguimos ser sustentáveis e perpetuar nossa história."

<span class=Daniel Cherman" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Daniel_Cherman_2019_9_19_17_20_57_1568913657.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Daniel Cherman" />

Daniel Cherman, senior managing director, Tishman Speyer Properties Brazil
"Vejo um dos pontos abordados [pelo palestrante Tim Lucas], de resolver um problema menor e, depois, expandir a outros, como positivo."

André de Angelo

André de Angelo, country director Brazil, Acciona Brasil
"Para mim, que venho do setor de infraestrutura pesada, a indústria de games [tema abordado por Tim Lucas] é inovadora, embora já seja realidade [para muitos]. Pude refletir sobre o que podemos fazer, principalmente com os jovens profissionais que estão chegando ao mercado, que são as novas contratações."

<span class=Dourival Morais" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Dourival_Morais_2019_9_19_17_48_47_1568915327.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Dourival Morais" />

Dourival Morais, CEO da D. R. Morais Engenharia
"Inovação e novas soluções. Isso é algo que buscamos no dia a dia. Eu já tinha algum conhecimento sobre o tema, mas não noção da sua profundidade, e em tantas áreas além de real estate. A palestra de Tim Lucas foi, portanto, surpreendente."

<span class=Tobias Bremer" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Tobias_Bremer_2019_9_19_17_52_32_1568915552.jpg" style="height:95%; width:95%" title="Tobias Bremer" />

Tobias Bremer, sócio diretor, HausBau Realizações Imobiliárias
"O tema apresentado no Unique Dinner nos trouxe uma perspectiva diferente da que estamos acostumados no dia a dia, nos tirando da 'zona de conforto', especialmente se pensarmos no mercado de incorporação e construção, que tem suas [próprias] preocupações. A iniciativa do GRI de trazer algo totalmente fora desse universo é algo que amplia horizontes e nos faz refletir."


   

*Imagens: GRI Club/divulgação
 

Agenda do GRI Club

A agenda do GRI Club neste segundo semestre segue intensa, com destaque para o Brazil GRI 2019, que reunirá os maiores nomes do mercado imobiliário em novembro, e para o Infra Brazil 2019, que juntará os líderes de infraestrutura públicos e privados atuantes no País em outubro. Conheça a programação completa dos próximos meses.