Membros do GRI se reúnem com representantes da Frenlogi

O encontro com integrantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) ocorreu em Brasília.

15 de julho de 2019Infraestrutura
O GRI Club Infra realizou, em Brasília, um club meeting com representantes da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi). O encontro, realizado em 11 de julho, teve a presença dos deputados Hugo Leal e Edinho Bez como convidados especiais. A moderação ficou a cargo de Gustavo Xavier Barreto, do Grupo CCR.

Este primeiro meeting do GRI dedicado especificamente ao diálogo com o Poder Legislativo foi oportuno para que os membros do clube conhecessem o arranjo institucional da frente e entendessem sua atuação. 

De acordo com os parlamentares, a iniciativa é composta por sete câmaras – divididas por modais e regionais – e tem entre seus temas prioritários questões como a Medida Provisória n° 881/2019, também conhecida como MP da Liberdade Econômica; a MP n° 882/2019, que altera a lei nº 13.334/2016, que criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), entre outras providências; e o projeto de lei n° 10220/2018, que atualiza a legislação referente à recuperação judicial, à recuperação extrajudicial e à falência do empresário e da sociedade empresária. 

Representantes da iniciativa privada, por sua vez, instaram o apoio dos legisladores a temas considerados fundamentais para o avanço do setor de infraestrutura, tais como a nova lei de licitações, a atualização do marco legal do licenciamento ambiental e os critérios de análise da devolução amigável de concessões, bem como das renovações antecipadas. 

Outros temas discutidos foram a importância de se chegar a um equilíbrio da matriz de transportes, diminuindo sua dependência da malha rodoviária, que ficou evidente com a greve dos caminhoneiros em 2018; o incentivo ao sistema de cabotagem; e o pipeline de projetos do Ministério da Infraestrutura para o próximo ano. 

Composta por cerca de 230 parlamentares e presidida pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT), a Frenlogi é uma iniciativa que tem como foco a desburocratização de projetos de concessões de rodovias, ferrovias e portos e também agilizar projetos nas áreas de armazenagem, dutos e energia.

Estiveram presentes 45 executivos da indústria, como Sergio Brasil (Angra Partners), Diego Vettori (CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina), Edgar Nunes (Concremat), Alexandre Silva Macedo (Camargo Correa), Publio Madruga (Hyperloop TT), Daniel Maia (Athon Energia) e Jaime Juraszek (Acciona).

Na ocasião, também foi definida uma agenda de reuniões técnicas entre membros do GRI Club e representantes da Frenlogi com o propósito de discutir em profundidade os temas prioritários para os parlamentares e executivos do setor.

Infra Brazil GRI 2019

Os principais temas para o desenvolvimento do setor de infraestrutura estarão em debate no Infra Brazil GRI 2019. 

A conferência do GRI Club Infra ocorre em outubro, com a presença de lideranças de companhias atuantes nessa indústria e representantes das administrações federal, estaduais e municipais. Saiba como participar.