Líder do GRI Club Infra se reúne com players chineses

Entre outros temas, Pedro Nicolau abordou a programação do GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week, que ocorre em agosto.

7 de maio de 2019Infraestrutura

O líder global do GRI Club Infra, Pedro Nicolau, realizou entre os dias 10 e 19 de abril uma viagem à China, com escalas em Pequim e Xangai, onde se reuniu com representantes da esfera pública chinesa e de companhias que atuam nesse país. A viagem teve como objetivo estreitar laços entre a América Latina e a nação asiática em prol do desenvolvimento do setor de infraestrutura latino-americano.

"O objetivo da visita foi estreitar relações com players chineses e empresas do setor de infraestrutura que atuam ou possuem interesse em ingressar na América Latina. Também foi um momento oportuno para realizar reuniões com autoridades locais e outros encontros estratégicos, com foco na ampliação das oportunidades de networking e negócios bilaterais e regionais", ressalta Nicolau.

No primeiro dia na capital chinesa, em nome do GRI Club Infra, o executivo firmou um memorando de entendimento (MOU, em inglês) com o Conselho para Promoção do Comércio Internacional Chinês (TPC-CCPIT, na sigla em inglês). "O acordo estabelece o compromisso das partes na geração de novas oportunidades e investimentos entre América Latina e China", ressaltou ele, após a assinatura.


Na ocasião, em declaração ao GRI Hub, Junfeng Lou, diretor-geral do TPC-CCPIT que representou o organismo chinês na assinatura do documento, igualmente reiterou a importância da iniciativa. "O TPC-CCPIT está muito satisfeito de chegar a esse MOU com o GRI, pois temos consciência da reputação do clube no setor de infraestrutura", afirmou.

China-Latam Think Tank

Outro compromisso da agenda foi um encontro com Wang Li, presidente do Conselho da Belt and Road Service Connections (BNRSC), organização formada por entidades chinesas e voltada à promoção do diálogo com outras partes do mundo, como a América Latina, com o objetivo de ampliar relações e investimentos no setor de infraestrutura latino-americano.

A iniciativa China-Latam Think Tank faz parte do acordo de cooperação assinado em outubro de 2018 firmado por GRI Club Infra, Belt and Road Services Connections e L.O. Baptista Advogados. O primeiro encontro, realizado simultaneamente em São Paulo e Pequim, ocorreu em 20 de março.


"Na reunião, abordamos os detalhes da iniciativa, os próximos passos e falamos também do GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week 2019, que ocorre de 7 a 9 de agosto", comenta Nicolau.

Players estratégicos

Durante a estadia em Pequim, Nicolau também esteve com executivos de China Development Bank, China Railway International Group, China Gezhouba Group Overseas Investment CO (CGGC), China-LAC Cooperation Fund, Siemens China e outras grandes companhias do mercado de infraestrutura.

Em Xangai, o foco principal foi estruturar as visitas que membros do clube e participantes do GRI China-Latam Summit & Week realizarão na cidade. "Serão dois dias de evento, já tradicional do formato do GRI, e uma semana de visitas da delegação latino-americana e norte-americana em companhias em Xangai", explica o líder do GRI Club Infra.

Ele antecipou ainda alguns detalhes da programação do evento. "Já confirmamos a visita ao New Development Bank e também ao grupo Fosun, maior fundo de private equity chinês, que receberão a comitiva do GRI."

Conhecido também como BRICS Development Bank, o New Development Bank é um banco multilateral estabelecido pelos países que integram os Brics (grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Já o Fosun – que tem participação em diversas áreas de negócios, incluindo o Cirque du Soleil – é um private equity estabelecido em 1992. O presidente do grupo, Guo Guangchang, foi listado como o 11º homem mais rico da China, segundo levantamento da Forbes em 2015.
 

GRI China-Latam Summit & Week

GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week 2019

Em agosto, membros do GRI Club Infra e autoridades latino-americanas vão a Pequim e a Xangai para a quarta edição do GRI China-Latam Summit & Week 2019. No encontro e ao longo da semana, serão analisadas oportunidades de investimento, fusões & aquisições e colaboração com players chineses. Conheça a programação.