Your application for a Courtesy Membership is under review

We have just received your information and we will get back to you shortly. Check out the steps below:

Information sent


2

Application in analysis


3

Feedback email


4

Complimentary access activated

* Required fields
I confirm that I have read and agree to the Terms and Conditions of GRI Club
Envato Imagens
Infrastructure

Líder do GRI Club Infra se reúne com players chineses

Entre outros temas, Pedro Nicolau abordou a programação do GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week, que ocorre em agosto.

3 MIN READ May 07, 2019

O líder global do GRI Club Infra, Pedro Nicolau, realizou entre os dias 10 e 19 de abril uma viagem à China, com escalas em Pequim e Xangai, onde se reuniu com representantes da esfera pública chinesa e de companhias que atuam nesse país. A viagem teve como objetivo estreitar laços entre a América Latina e a nação asiática em prol do desenvolvimento do setor de infraestrutura latino-americano.

"O objetivo da visita foi estreitar relações com players chineses e empresas do setor de infraestrutura que atuam ou possuem interesse em ingressar na América Latina. Também foi um momento oportuno para realizar reuniões com autoridades locais e outros encontros estratégicos, com foco na ampliação das oportunidades de networking e negócios bilaterais e regionais", ressalta Nicolau.

No primeiro dia na capital chinesa, em nome do GRI Club Infra, o executivo firmou um memorando de entendimento (MOU, em inglês) com o Conselho para Promoção do Comércio Internacional Chinês (TPC-CCPIT, na sigla em inglês). "O acordo estabelece o compromisso das partes na geração de novas oportunidades e investimentos entre América Latina e China", ressaltou ele, após a assinatura.


Na ocasião, em declaração ao GRI Hub, Junfeng Lou, diretor-geral do TPC-CCPIT que representou o organismo chinês na assinatura do documento, igualmente reiterou a importância da iniciativa. "O TPC-CCPIT está muito satisfeito de chegar a esse MOU com o GRI, pois temos consciência da reputação do clube no setor de infraestrutura", afirmou.

China-Latam Think Tank

Outro compromisso da agenda foi um encontro com Wang Li, presidente do Conselho da Belt and Road Service Connections (BNRSC), organização formada por entidades chinesas e voltada à promoção do diálogo com outras partes do mundo, como a América Latina, com o objetivo de ampliar relações e investimentos no setor de infraestrutura latino-americano.

A iniciativa China-Latam Think Tank faz parte do acordo de cooperação assinado em outubro de 2018 firmado por GRI Club Infra, Belt and Road Services Connections e L.O. Baptista Advogados. O primeiro encontro, realizado simultaneamente em São Paulo e Pequim, ocorreu em 20 de março.


"Na reunião, abordamos os detalhes da iniciativa, os próximos passos e falamos também do GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week 2019, que ocorre de 7 a 9 de agosto", comenta Nicolau.

Players estratégicos

Durante a estadia em Pequim, Nicolau também esteve com executivos de China Development Bank, China Railway International Group, China Gezhouba Group Overseas Investment CO (CGGC), China-LAC Cooperation Fund, Siemens China e outras grandes companhias do mercado de infraestrutura.

Em Xangai, o foco principal foi estruturar as visitas que membros do clube e participantes do GRI China-Latam Summit & Week realizarão na cidade. "Serão dois dias de evento, já tradicional do formato do GRI, e uma semana de visitas da delegação latino-americana e norte-americana em companhias em Xangai", explica o líder do GRI Club Infra.

Ele antecipou ainda alguns detalhes da programação do evento. "Já confirmamos a visita ao New Development Bank e também ao grupo Fosun, maior fundo de private equity chinês, que receberão a comitiva do GRI."

Conhecido também como BRICS Development Bank, o New Development Bank é um banco multilateral estabelecido pelos países que integram os Brics (grupo de nações emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Já o Fosun – que tem participação em diversas áreas de negócios, incluindo o Cirque du Soleil – é um private equity estabelecido em 1992. O presidente do grupo, Guo Guangchang, foi listado como o 11º homem mais rico da China, segundo levantamento da Forbes em 2015.
 

GRI China-Latam Summit & Week

GRI China-Latam Infrastructure Summit & Week 2019

Em agosto, membros do GRI Club Infra e autoridades latino-americanas vão a Pequim e a Xangai para a quarta edição do GRI China-Latam Summit & Week 2019. No encontro e ao longo da semana, serão analisadas oportunidades de investimento, fusões & aquisições e colaboração com players chineses. Conheça a programação.


 

Related News