Investidor vê mercado para variadas soluções em smart cities

Paulo Humberg (A5 Capital Partners) acompanha oportunidades em diferentes ramos, incluindo cidades inteligentes.

11 de junho de 2019Infraestrutura
Um dos pioneiros do mercado de internet e investidor de empresas de tecnologia, Paulo Humberg, sócio da gestora de venture capital A5 Capital Partners, vê no advento das smart cities um mercado potencial tanto para grandes soluções – como aplicações destinadas ao segmento de mobilidade urbana – quanto para desenvolvimento de facilitadores ao cotidiano – a exemplo de redes sociais que integram cidadãos e poder público.

"Se falamos de saneamento, é inquestionável que se faz necessário realizar muitas obras; porém, quando analisamos a mobilidade, não sabemos o volume de obras [demandadas] nem é possível dimensionar [o tamanho delas]. Como investidor, olho esse mercado. É uma tendência. Há várias iniciativas [que podem ser implementadas nos segmentos] de iluminação pública, segurança e outros", disse Humberg.

<span class=Paulo Humberg durante GRI Shopping & Retail Brasil 2019 | GRI Club/ Flávio Guarnieri" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Paulo_Humberg_2019_6_11_17_38_42_1560274722.jpg" style="height:70%; width:70%" title="Paulo Humberg durante GRI Shopping & Retail Brasil 2019 | GRI Club/ Flávio Guarnieri" />
Paulo Humberg, sócio da A5 Capital Parners, em evento do GRI Club | GRI Club/ Flávio Guarnieri

Ele – que fundou o primeiro e-commerce no Brasil, o Shoptime, em 1995 – conversou com a equipe do GRI Hub ao participar do GRI Shopping & Retail Brasil 2019. Entre outros pontos, Humberg falou da possibilidade do uso de novas tecnologias para dirimir gaps de infraestrutura urbana.

"O problema é que talvez ainda estejamos alguns passos atrás no que diz respeito a investimentos públicos. Ainda é necessário investir em saneamento, mas há soluções robustas de tecnologias para as cidades", considera.

Conexão com órgãos públicos

Como exemplo, Paulo Humberg cita a rede social Nextdoor, lançada nos Estados Unidos em 2008 e que atinge cerca de 20% dos lares americanos. "É uma rede da vizinhança e que traz todas as informações de forma organizada. É um grande gestor de bairros, ruas etc. e também faz a ponte com o poder público, tornando-se um canal de contato com a prefeitura [de uma cidade]. Trata-se de um mercado gigante e não ouvimos falar por aqui. Há muitas oportunidades tanto para a [implementação] de smart cities quanto para outras soluções", continua o sócio da A5.

A gestora de venture capital atua em diversas frentes de negócios associados à tecnologia, incluindo os ramos imobiliário, de infraestrutura, moda e lazer. Na sua carteira de investimentos, está o Colab.re, projeto similar ao citado pelo empresário. Trata-se de uma rede social que conecta cidadão e ente público.

De acordo com dados oficiais, o Colab.re possui, em sua base de clientes, diversas prefeituras – como Porto Alegre, Natal, Curitiba, Teresina e Recife – e mais de 200 mil usuários. Ganhou o prêmio de melhor aplicativo urbano do mundo no concurso AppMyCity! em 2013 e foi finalista do World Summit Award, organizado pela ONU, em 2015.

Impacto da transformação digital

A transformação digital na indústria de infraestrutura, as aplicações tecnológicas já disponíveis no mercado internacional, os avanços necessários em termos de mercado e regulação e cases de dispositivos utilizados para promover maior eficácia e redução de custos são temas constantes dos debates do GRI Club Infra.

No último ano, em um club meeting realizado em São Paulo, membros do clube analisaram as inovações que devem revolucionar o modo que nos relacionamos em todas as esferas, a exemplo de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT, na sigla em inglês), Inteligência Artificial (IA), Building Information Modeling (BIM), advanced analytics e big data. O encontro foi promovido em parceria com especialistas da consultoria The Boston Consulting Group (BCG).

Na reunião, um dos pontos discutidos foi o lento avanço do setor se comparado a outros mercados. Além da ausência de uma cultura de inovação, da escassez de talentos e da complexidade envolvida na promoção de projetos com escalabilidade, o fato de se tratar de uma indústria altamente regulada também é um complicador, já que a evolução normativa não acompanha a tecnológica.
 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

O uso de novas tecnologias no setor de infraestrutura, avanços necessários para a aplicação de inovações e o potencial de ferramentas diferenciadas nos diversos segmentos, como iluminação pública e mobilidade urbana, são temas do  Infra Brazil GRI 2019.


A conferência, que ocorre em outubro, chega à sua 5ª edição como a mais consolidada plataforma de diálogo entre o setor público e privado no setor de infraestrutura, endereçando temas estratégicos e buscando desenvolver soluções para os desafios dessa indústria. Saiba detalhes do encontro.