Infraestrutura da América Latina é tema da agenda do GRI

Infra Latam GRI, em Nova York, congrega representantes das esferas público e privada da infraestrutura latino-americana.

11 de fevereiro de 2020Infraestrutura
O GRI Club realiza nos dias 14 e 15 de maio o Infra Latam GRI 2020, no hotel The Westin Times Square, em Nova York. Esta que é a quinta edição da conferência traz uma série de discussões-chave para destravar investimentos no setor de infraestrutura latino-americano, incluindo temas de ampla repercussão internacional, como a instabilidade política em nações da região e seu impacto no apetite de players internacionais, alternativas de funding e oportunidades concretas de negócios. 

Durante dois dias, alto executivos da iniciativa privada têm a oportunidade de discutir sobre o panorama atual e o futuro da infraestrutura na América Latina com autoridades governamentais de países como Brasil, Colômbia, México e Peru. 

A conferência do GRI Club Infra ocorre ainda em um momento estratégico. Particularmente, em 2020, distintos países latino-americanos apresentam robustos projetos nas variadas áreas de infraestrutura. 

No Brasil, por exemplo, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) tem uma carteira com 83 projetos em andamento, segundo dados oficiais de fevereiro. No Peru, a Agencia de Promoción de la Inversión Privada (ProInversión) anunciou uma extensa carteira de projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões de ativos, enquanto a Colômbia aposta em uma nova estratégia de infraestrutura com as chamadas vias de quinta geração (5G). 

“Países da América Latina passam por um momento de convulsão política e cada um apresenta uma oportunidade distinta – seja do ponto de vista de pipeline de projetos, ambiente regulatório ou proteção para o câmbio, por exemplo –, temas que geram impactos diretos na visão de investidores e players que atuam ou queiram atuar no setor de infraestrutura latino-americana. Portanto, estar no Infra Latam GRI será uma chance única para quem quer traçar os seus próximos passos nos mercados latino-americanos",  declara Pedro Nicolau, líder global do GRI Club para Infraestrutura.

Keynote speakers e temas-chave 

Como é característico dos eventos do GRI, a quinta edição do Infra Latam GRI traz ao debate nomes relevantes da infraestrutura regional e do mercado. 

Para a edição, estão confirmados Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura do Brasil, que vai abordar o plano de sua gestão e projetos em andamento no setor de transportes brasileiro, e James McCormack, managing director da Fitch Ratings., que deve tratar do atual panorama global, incluindo a situação econômica mundial e perspectivas futuras.

Em discussão, estão os tópicos fundamentais para o desenvolvimento das indústrias de infraestrutura e energia no âmbito regional ou local. Desestatização de ativos, mitigação de riscos, originação de bons projetos, novas oportunidades em mercados como elétrico e de transportes são alguns dos assuntos da programação. 

Presença de líderes regionais

Após a primeira edição, ocorrida em 2016, o Infra Latam GRI fortalece ano a ano a sua posição como principal ponto de encontro de lideranças que atuam no setor de infraestrutura da América Latina. 

Em suas edições anteriores, o evento reuniu mais de 726 participantes estratégicos para o desenvolvimento da infraestrutura latino-americana, incluindo Diogo Mac Cord, secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, Carlo Bongianni, vice-presidente de Investimentos e Financiamentos da Financiera de Desarrollo Nacional (FDN),   José María Zertuche, managing director da BlackRock Real Asset, Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental, Carlos Barrera, CEO da Atlas Renewable Energy, Alex Greenbaum, senior vice president do GIC. 

Saiba mais sobre a programação completa do Infra Latam GRI 2020 e como se inscrever neste link