Infra Brazil GRI debate futuro do setor de infraestrutura

Evento promovido pelo GRI Club Infra começou nesta quarta-feira (05) com a presença dos principais players do mercado.

5 de dezembro de 2018Infraestrutura

Consolidado evento de líderes do setor de infraestrutura, o Infra Brazil GRI, em sua 4ª edição, começou nesta quarta-feira, 05 de dezembro, em São Paulo, reunindo mais de 230 dos mais relevantes players do mercado.

O painel de abertura, sob a temática 'Brasil 2019-2022 – O que esperar para o novo ciclo político brasileiro?', contou com a presença de Cláudio Frischtak, presidente da Inter B Consultoria, e Venilton Tadini, presidente executivo Abdib, moderado por Andre Clark (Siemens). O trio também tratou de perspectivas do setor de infraestrutura.

"Neste ano, o investimento em infraestrutura no Brasil deve ficar na casa de 1,7% do PIB e, em 2019, em 1,6%. Temos de almejar que, ao final do novo governo, cheguemos a 4%, e será preciso manter esse patamar por duas décadas", lembrou Frischtak, reconhecido economista e um dos principais especialistas em infraestrutura do País.

Tadini, por sua vez, destacou que "a forma como está sendo estruturada a nova equipe [de governo] tem sido muito feliz". "Percebe-se que são pessoas que de fato conhecem a realidade da infraestrutura e não houve equívoco em tentar cruzar as linhas liberal e desenvolvimentista", adicionou.

A aposta em um cenário mais favorável se estendeu entre os participantes deste primeiro dia. Diante do questionamento sobre sua percepção, a maioria se declarou otimista.

Principais discussões

Após a sessão de abertura, o primeiro dia do Infra Brazil GRI 2018 seguiu intenso, com uma ampla agenda de nove discussões acerca de temas fundamentais ao desenvolvimento de novos projetos e cenários frente à iminente mudança do governo federal, que será liderado por Jair Bolsonaro a partir de 1 de janeiro.

Os presentes puderam eleger, entre nove salas com temáticas específicas, de quais participar, conforme seus interesses. Foram analisadas as perspectivas para o uso de project bonds como alternativa a financiamentos do setor, a evolução do País em termos de originação de projetos, o interesse dos investidores institucionais, o futuro do segmento aeroportuário e da geração de energia, e diversos outros pontos.

"Estamos muito satisfeitos por reunir os principais players da iniciativa privada e representantes da administração pública no Infra Brazil GRI 2018. Trabalhamos para organizar uma agenda robusta, que pudesse promover um rico debate sobre o futuro de segmentos estratégicos, como geração e transmissão de energia, saneamento, rodovias e aeroportos, e de fato contribuir para a evolução do setor de infraestrutura no País", ressalta Pedro Nicolau, líder global do GRI Club Infra.

Para finalizar a programação do dia, foi realizada uma master session com o keynote speaker Dyogo de Oliveira, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele, que já havia participado de um club meeting do GRI Club Infra quando ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ressaltou que a questão fundamental para um maior desenvolvimento do setor de infraestrutura não diz respeito à falta de recursos, mas sim a lacunas conceituais, passando por segurança jurídica, capacidade de resolução de conflitos e uma modelagem adequada.

Para um cenário mais favorável ao setor, Oliveira ainda reforçou a necessidade de endereçamento da reforma da Previdência e garantia de segurança jurídica. "A partir daí, abre-se espaço para avançar na agenda em todas as reformas –  de produtividade, tributária e marcos regulatórios –, uma miríade de coisas que podem e devem ser feitas."

Networking

O GRI Infra Brazil foi desenhado para proporcionar inúmeras oportunidades de networking de alta qualidade, como já é característico dos encontros do GRI Club.

Entre os participantes do primeiro dia, estiveram líderes de Grupo CCR, CPFL Energia, Celeo Redes, Invepar, BRK Ambiental, Brookfield, Vinci Partners, Sterlite Power, Ontario Teachers' Pension Plan, GIC, CDPQ, Santander, Bradesco BBI, Itaú BBA e Banco do Brasil. As atividades continuam nesta quinta-feira.

Edição anterior

Em sua edição anterior, em 2017, o Infra Brazil  GRI somou dois dias intensos de programação – 21 e 21 de setembro –, nos quais cerca de 200 dos mais importantes players públicos e privados do setor com atuação no País compartilharam suas visões e experiências.

O encontro, realizado também em São Paulo, teve início com um talk show em que seis grandes investidores apontaram como suas empresas estavam encarando as oportunidades nacionais. Tomaram parte do painel Marcos Almeida (Brookfield), Ricardo Szlejf (CPPIB), Thiago Silva (OTPP), Guilherme Caixeta (GIC), Ricardo Castanheira (CCR) e Bruno Sena (BMPI), com moderação de Renato Sucupira (BF Capital).

A agenda do Infra Brazil GRI 2017 incluiu 21 salas de discussão sobre o setor como um todo e seus diversos segmentos, nas quais foi unânime a demanda de políticas de Estado que ultrapassem os mandatos de governo e deem mais previsibilidade para o planejamento e o investimento da iniciativa privada.