GRI PPPs e Concessões discute infraestrutura social e urbana

Encontro foi encerrado com ministro Gustavo Canuto, que abordou principais objetivos da pasta em setores estratégicos.

28 de março de 2019Infraestrutura

O GRI PPPs e Concessões Brasil 2019 reuniu nesta quinta-feira (28 de março), no Hotel Intercontinental, em São Paulo, cerca de 350 representantes de entes públicos e players da iniciativa privada em discussões sobre o pipeline de projetos de parcerias público-privadas (PPPs), oportunidades de investimento e os temas mais desafiadores para o desenvolvimento de novos negócios, como compliance e originação e modelagem de propostas. Entre os participantes, esteve o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto.

Esta, que foi a terceira edição do encontro anual, foi aberta com uma apresentação sobre o cenário das PPPs e concessões nos 100 maiores municípios brasileiros, por Marcos Kahtalian, sócio dirigente da Brain Inteligência Corporativa. 

No panorama, Kahtalian pontuou que esses municípios representam cerca de 40% da população total do Brasil e 51% do PIB total, e tratou do avanço dos Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMIs), do volume de processos paralisados ou cancelados, de estudos em fase de consultas públicas e de contratos iniciados.

Ele falou também sobre os desafios em prol de novas PPPs, passando por melhoria da qualidade dos projetos e da capacitação dos entes públicos e privados, ajustes na legislação e necessidade de quadros públicos mais ativos nesse campo.

Na sequência, um talk show abordou as carteiras de projetos dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí e Bahia, com a presença de seus respectivos governadores – Romeu Zema, Carlos Massa Ratinho Junior, Eduardo Leite, Flávio Dino, Wellington Dias e Rui Costa. A moderação foi realizada por Eduardo Klepacz, líder de Investimentos em Infraestrutura da GTIS Partners.

Temas em pauta

A programação seguiu ao longo de todo o dia, com 14 discussões sobre temas fundamentais para o desenvolvimento de PPPs e concessões voltados à infraestrutura social e urbana no País. Entre os assuntos em pauta, estiveram o equilíbrio entre governança e contas públicas, os desafios em iluminação pública e o futuro da mobilidade urbana.

O papel dos bancos multilaterais foi um dos temas analisados com a presença de Jaime Holguín, diretor representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF, na sigla em espanhol) no Brasil, e Gregoire Gauthier, especialista em Transportes do Banco Mundial.

Outras das discussões cruciais foi sobre como chegar a uma solução ao segmento de resíduos sólidos. Com a participação de nomes como Marcos Penido, secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, e Hugo Nery, CEO da Marquise Ambiental, o debate abordou os pontos essenciais a avançar para a melhoria desse serviço. 

Uma das salas concorridas foi a focada no futuro da mobilidade urbana. Participaram, entre outros, Jean Pejo (Ministério do Desenvolvimento Regional) e Alexandre Baldy (Governo do Estado de São Paulo).

O momento foi oportuno para que os representantes públicos apresentassem seu pipeline de projetos aos participantes. Em diferentes fases, cada um dos Estados tem em seu planejamento diferentes projetos, passando por portos, rodovias e unidades prisionais, entre outros.


Sala de discussão | GRI/Flávio Guarnieri
Sala de discussão | GRI Club/Flávio Guarnieri

Potencial no Nordeste

Outros destaques da agenda foram as oportunidades de investimentos na cidade de Fortaleza e nos Estados do Maranhão e Piauí. 

"O Estado do Piauí aposta nas PPPs [em todos os tipos de modelagens] como alternativa. Acreditamos no modelo de PPPs e concessões como alternativa", declarou Wellington Dias, um dia antes, em um roadshow promovido em parceria com o GRI Club Infra, para apresentar uma das propostas – a retomada das obras do Porto de Luís Correia, atualmente em fase de consulta pública.

Realizado em parceria com o Banco Mundial e a Frente Nacional de Prefeitos, o GRI PPPs e Concessões 2019 foi também uma grande oportunidade de contato com colegas do setor, conexões com novos parceiros de negócios e endereçamento de proposições aos representantes governamentais presentes. 

Master session

Para encerrar o evento, o GRI Club Infra trouxe para o encontro Gustavo Canuto, titular do Ministério do Desenvolvimento Regional, criado pela atual administração federal, de Jair Bolsonaro, com o objetivo de unificar as atividades das pastas de Integração Nacional e Cidades. Também foi convidada ao palco Tatiana Thomé de Oliveira, vice-presidente de Governo da Caixa Econômica Federal. 

Com moderação de Elias de Souza, sócio da Deloitte no Brasil, a master session do GRI PPPs e Concessões 2019 perpassou temas fundamentais a estados e municipíos e que dependem do apoio do governo federal, como saneamento, mobilidade urbana e habitação.

Estiveram nesta edição muitos dos principais líderes do mercado de infraestrutura – como Paulo Roberto de Oliveira (GS Inima), Humberto Junqueira de Farias (Âmbar Energia), Rui Chammas (Sterlite Power), César Borges (ABCR), José Bartolomeu (Roadis Brasil),  Bruno Sena, Miguel Noronha (ambos BMPI), Renato Sucupira (BF Capital) e Wanderley Galhiego Junior (Socicam) – e representantes de governos municipais, estaduais e federal, a exemplo de José Carlos Medaglia Filho (Programa de Parcerias de Investimentos – PPI), Marco Aurélio Barcelos Silva (Governo do Estado de Minas Gerais), Marcos Penido (Governo do Estado de São Paulo) e Eduardo Pacheco (SP Parcerias), apresentando e debatendo potenciais projetos para os próximos meses e anos. 

GRI PPPs e Concessões Brasil 2020



A 4ª edição do evento já está confirmada. No GRI PPPs e Concessões Brasil 2020, autoridades públicas, investidores, concessionários e especialistas do setor de infraestrutura voltam a debater, ao longo de um dia inteiro, os principais temas estratégicos de âmbito municipal e estadual, como os arranjos institucionais possíveis para a viabilização das parcerias público-privadas (PPPs), os elementos e as características fundamentais para originação e o financiamento de bons projetos, além da modelagem ideal para minimizar riscos e maximizar garantias. Para participar das discussões, acesse o site do evento