GRI Infra Awards 22: confira a lista completa dos vencedores

Cerimônia premiou os destaques da infraestrutura na Brasil

21 de novembro de 2022Infraestrutura
Na última quinta-feira (17) aconteceu a primeira edição do GRI Infra Awards 2022, premiação que avalia os destaques da infraestrutura brasileira. Foram 30 projetos vencedores distribuídos entre dez categorias, em noite de muita celebração no Buffet Villa Vérico, São Paulo. O evento é um reconhecimento do GRI Club a iniciativas que estejam contribuindo ao desenvolvimento sustentável no país. 

Os critérios de avaliação passaram pela inovação e o impacto social e ambiental gerados, através de empresas operadoras, concessionárias, gestoras, fundos e investidores envolvidos com os setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais.

As categorias premiadas foram: Prêmio Água, Prêmio Atmosfera, Prêmio Biodiversidade, Prêmio Comunidade, Prêmio Conexão, Prêmio ESG, Prêmio Gente, Prêmio Integração, Prêmio Mulheres e Prêmio Potência.  Confira abaixo os vencedores de cada uma delas.  

Prêmio Água 

Descrição: Ações para o aumento substancial da eficiência no uso da água em todos os setores, melhorando a qualidade desse recurso natural, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos
químicos e materiais perigosos.

- Vem com a Gente, Aegea Saneamento

- Práticas de Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão de Água e Enfrentamento das Mudanças Climáticas, Aegea Saneamento

 - Fábrica de Projetos de Saneamento (FPS) - BNDES 

Prêmio Atmosfera 

Descrição: Desenvolvimento e implementação de ações para a redução significativa e a neutralidade das emissões de carbono, com investimentos em modernização de suas unidades produtivas, com foco em maior eficiência de processos nas distintas áreas da infraestrutura. 

1º - Projeto Aterro Zero, DP World 

2º - Usinas Solares em Rodovias, EcoRodovias

- Net Zero, Santander Brasil 

Parte superior: vencedor do Prêmio Água. Parte inferior: vencedor do Prêmio Atmosfera. (Imagem: Flávio Guarnieri)

Prêmio Biodiversidade

Descrição: Ações para assegurar a conservação, a recuperação e o uso sustentável de ecossistemas terrestres e de água doce interiores; a preservação da vida silvestre; o combate ao desmatamento e à desertificação; a
restauração de florestas.

- Restauração de cobertura florestal no Parque Nacional Guaricana e da comunidade indígena Tupã Nhe'é Kretã, LACTEC

2º - Rede Integrada de Proteção de Animais Silvestres da Mata Atlântica (RIPAS) - Porto Sul Ilhéus/BA, Bahia Mineração S/A

- Projeto de Conservação dos Monos no Paraná, LACTEC 

Prêmio Comunidade

Descrição: Ações de fomento a atividades produtivas, geração de emprego, empreendedorismo, criatividade e inovação; à formalização e ao crescimento das micro, pequenas e médias empresas; à educação inclusiva e equitativa de qualidade; à facilitação do acesso à internet; ao aumento da segurança alimentar e da melhoria da nutrição; à mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, com o objetivo de erradicar a pobreza em todas as suas dimensões.

- Acelerando o Seu Corre, Grupo CCR (Instituto CCR)

- Culinária Sustentável, Iguá Saneamento (Concessionária Atibaia Saneamento)

- Projeto Fazenda Corredor, Concessionária Way-306

Parte superior: vencedor do Prêmio Biodiversidade. Parte inferior: vencedor do Prêmio Comunidade. (Imagem: Flávio Guarnieri)

Prêmio Conexão 

Descrição: Desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras na prestação de serviços, aumentando de modo significativo o uso de tecnologias de informação e comunicação na vida urbana das cidades no país e, por conseguinte, seu acesso. 

-  Núcleo de Inteligência Integrada (CORE), Socicam (Concessionária Nova Mobi)

-  ONM Health, Opy Health

- V.tal, BTG Pactual

Prêmio ESG

Descrição: Impulsionamento de ações que, de modo abrangente, tenham contribuído para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da infraestrutura sustentável do país, abrangendo distintos aspectos da agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

- Plano de Gestão do Consumo de Água do Salvador Bahia Airport, Vinci Airports

- Programa Ligação Certa, BRK Ambiental 

- PCH Braço, BTG Pactual

Parte superior: vencedor do Prêmio Conexão. Parte inferior: vencedor do Prêmio ESG. (Imagem: Flávio Guarnieri)

Prêmio Gente

Descrição: Empoderamento e a promoção da inclusão social, econômica e política, independentemente de raça, etnia ou origem, visando à garantia da igualdade de oportunidades e à redução das desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a esse respeito no país. 

- Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras in company, BRK Ambiental

- Memórias do Povo de Terreiro, Atlas Renewable Energy

-  Programa Respeito Dá o Tom, Aegea SaneamentO

Prêmio Integração 

Descrição: Desenvolvimento e implementação de infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar, com foco no acesso universal e equitativo para todos, aumentando a participação de pequenas empresas nas cadeias de valor.

- Inova Dutra, IFC 

- Concessões Rodoviárias de Minas Gerais, BNDES

- Drones: aliados da operação aeroportuária, Zurich Airport Brasil

Parte superior: vencedor do Prêmio Gente. Parte inferior: vencedor do Prêmio Integração. (Imagem: Flávio Guarnieri)

Prêmio Mulheres 

Descrição: Combate a todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas, garantindo a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública.

- Mulheres do Vetor Norte, Grupo CCR (Instituto CCR)

- Programa Mulheres na Construção, Acciona

- Curso de Capacitação em Instalação Hidráulica exclusivo para mulheres, BRK Ambiental

Prêmio Potência 

Descrição: Garantia ao acesso a serviços de energia de forma universal, confiável, moderna, aumentando substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética e modernizando a tecnologia para o fornecimento dos serviços de energia no país.

- Projeto de Desestatização da Eletrobras, BNDES

- Amazônia Solar, BNDES 

- Geração Distribuída de Energia de Fontes Renováveis, Aegea Saneamento

Parte superior: vencedor do Prêmio Mulheres. Parte inferior: vencedor do Prêmio Potência. (Imagem: Flávio Guarnieri)

Por Paulo Alfaro