GRI Club realiza 1º club meeting focado no mercado de gás

Reunião atraiu mais de 80 participantes, entre players do mercado e autoridades públicas.

1 de agosto de 2019Infraestrutura
Na última quarta-feira (31 de julho), o GRI Club Infra promoveu seu primeiro club meeting voltado ao segmento de gás no Brasil. O encontro, realizado no escritório da Deloitte, no Rio de Janeiro, teve mais de 80 participantes, incluindo autoridades governamentais e players estratégicos. 

Com  moderação de Elias de Souza, sócio da Deloitte, o debate teve participação de executivos como Ivan de Sa (TBG), Miguel Pereira (Galp Energia), Bernardo Perseke (GNA), José Carlos Oliver (Comgás), José Galindo (Repsol-Sinopec), José Cotello (Ecopetrol), Andre Jacques de Paiva Leite (Equinor), Álvaro Tupiassu (Petrobras) e Alexandre Quadrado (Rosneft). 

Já por parte do setor público, marcaram presença Márcio Félix, secretário nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ministério de Minas e Energia – MME); Symone de Santana Araújo, diretora do departamento de Gás Natural do MME; Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE);  Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP); José Augusto de Carvalho, secretário de Desenvolvimento Econômico de Sergipe; e Artur Lemos, secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul. 

Estiveram em pauta questões como a pulverização do mercado nacional de gás; desafios ambientais, de tributação e à exportação; a reestruturação logística de transportes; a intermitência da matriz energética e a importância da diversificação da geração de energia – tema que volta ao debate no Infra Brazil GRI 2019 em outubro. 

Foram também apresentados cases nacionais recentes, como o Plano Indicativo de Gasoduto, substituto do Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat); a intenção de privatização da estatal Sulgás, do Rio Grande do Sul, rumo à livre concorrência nesse estado; e o quadro de Sergipe, diante da descoberta de novas bacias de exploração e busca de atração de investimentos estratégicos.
 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

A 5ª edição do Infra Brazil GRI acontece nos dias 30 e 31 de outubro, reunindo executivos da iniciativa privada e autoridades governamentais em um ambiente informal de networking e troca de experiências. Além dos debates tradicionais sobre o setor – abrangendo os segmentos de energia, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias, mobilidade urbana e saneamento –, o evento tratará das mudanças no mercado brasileiro de gás. Confira a agenda completa.