GRI Club Infra faz parceria com a China

Acordo prevê debates com o objetivo de estimular investimentos chineses no setor de infraestrutura latino-americano.

23 de outubro de 2018Infraestrutura
O GRI Club Infra firmou, no dia 10 de outubro, uma parceria com a Belt and Road Service Connections (BNRSC), organização formada por entidades chinesas e voltada à promoção do diálogo com outras partes do mundo, como a América Latina, com o objetivo de ampliar relações e investimentos no setor de infraestrutura latino-americano.

Por meio do acordo de cooperação, as duas organizações se comprometem a formar o China-Latam Think Tank, plataforma que promoverá reuniões periódicas e que inclui comitês com representantes bilaterais, visando debater formas para aportes os investimentos chineses na região.

O documento foi assinado na capital italiana, Roma, por Pedro Nicolau, líder global do GRI Club para Infraestrutura, e Wang Li, presidente do Conselho da BNRSC. Também firmou o documento Luiz Eduardo Vidal Rodrigues, sócio do escritório L.O. Baptista Advogados.

"Com essa parceria, o GRI Club avança em sua busca por fortalecer o relacionamento entre os players do mercado de infraestrutura globalmente. Acreditamos muito no potencial da China e queremos incentivar cada vez mais a integração entre essa nação e países da América Latina", afirma Nicolau.

Diálogo e discussões

Entre os objetivos das reuniões que vão acontecer, está a promoção de diálogo com os mais relevantes atores dessa indústria, a partir dos temas discutidos e pré-selecionados pelos comitês. O papel dos comitês será identificar informações-chave e realizar estudos e discussões sobre os desafios a serem superados, entender as diferentes realidades, regulamentações e estruturas locais, e contribuir para a superação de incompatibilidades, entre outros pontos.

Uma inovação prevista no acordo será a realização de meetings digitais, o que possibilita a participação das partes, sem a necessidade de locomoção, considerando a grande distância geográfica. Para a primeira reunião, programada para o mês de dezembro, é esperado que cerca de 25 integrantes – entre executivos da América Latina e membros da BNRSC – tomem parte.

"No primeiro encontro, abordaremos as diretrizes iniciais, a dinâmica proposta, nossas metas e definiremos uma agenda de atuação para os próximos meses", conta o executivo.


Sobre o GRI Club
O GRI é um clube global que reúne os principais players dos setores imobiliário e de infraestrutura. Fundado em 1998, tem presença em mais de 20 países. No Brasil, atua desde 2010, com a missão de conectar as lideranças desses mercados e contribuir para a construção de relacionamentos privilegiados e oportunidades reais de negócios. Nesse contexto, mais de 4 mil executivos participam anualmente dos encontros do clube pelo mundo.

Sobre a Belt and Road Service Connections
A BNRSC é uma organização que tem como objetivo fortalecer as relações comerciais da China e é formada por diversos atores da indústria chinesa de infraestrutura, como a Câmara de Comércio Internacional da China para os Setores Privados (CICCPS), a Câmara do Comércio de importadores e exportadores de metais, minérios e produtos químicos da China (CCCMC) e a Associação Chinesa para Promoção do Financiamento do Desenvolvimento (CAPDF).


Nota da redação: notícia atualizada em 16 de novembro de 2018.