Evento inédito na Região Sul promete fomentar investimentos em infraestrutura

Primeira edição do Infra Sul GRI 2022 acontecerá na capital gaúcha no dia 23 de junho

27 de abril de 2022Infraestrutura
2022 vem se caracterizando pelo desenvolvimento e pela implementação de novas iniciativas no setor de infraestrutura. Comprometido com os avanços no segmento, o GRI Club é pioneiro no que respeita aos debates que se promovem no Brasil e no exterior. Após um processo de análise conjunto entre o GRI Club e seus membros em destaque, nasceram os chamados summits regionais.
 
No dia 11 de março, foi realizado o primeiro desses encontros: o Infra Nordeste GRI 2022. Ocorrido em Salvador (BA), o summit contou com a participação de líderes do mercado, representantes governamentais e especialistas em infraestrutura e energia. Você pode conferir a síntese das principais pautas aqui.
 
A próxima conferência regional na agenda é o Infra Sul GRI 2022, marcado para o dia 23 de junho em Porto Alegre (RS). Conheça a seguir a proposta do evento, os temas das sessões de debate e os convidados confirmados.


Foto: Flávio Guarnieri/GRI Club

Proposta

O Infra Sul GRI 2022 é o segundo encontro da série de summits regionais do GRI Club. Seu objetivo é consolidar-se como o principal espaço de debate e networking do setor de infraestrutura da região Sul, reunindo concessionárias, investidores, operadores, formadores de política e líderes para analisar perspectivas de investimento e oportunidades.
 
Este evento regional anual caracteriza-se pela descentralização dos encontros de PPPs e concessões de âmbito subnacional. A proposta consiste em propiciar discussões mais regionalizadas e assertivas nas esferas municipais e estaduais, além de tratar de planos e projetos relevantes dos setores de infraestrutura, energia, transporte, iluminação pública, resíduos sólidos e infraestrutura social.
 
Dessa forma, constitui-se uma plataforma única para a retroalimentação dos players e do poder concedente. O Infra Sul GRI 2022, nesse sentido, possibilita a troca de aprendizados na estruturação e no desenvolvimento de projetos e a descoberta de novos fluxos de negócio.  

Temas das sessões

Os tópicos abordados no Infra Sul GRI 2022 compreendem uma grande variedade de segmentos. Veja abaixo as temáticas das 11 sessões:

1. Rotas para o desenvolvimento: quais são as prioridades rumo ao fortalecimento das parcerias em infraestrutura?
 
2. Energia renovável: ventos favoráveis para o aumento da capacidade instalada?
 
3. Infraestrutura viária e ligações regionais: quais revoluções esperar no setor de transportes em 2022?
 
4. Regionalização do saneamento: quais são as estratégias para a renovação dos contratos com os municípios?
 
5. Mobilidade urbana: caminhada longa com destino a integração dos modais metropolitanos?
 
6. PPPs de iluminação pública: qual é o plano para transformar luz em inovação?
 
7. Companhias de saneamento: onde alocar os recursos para atingir as metas de universalização?
 
8. Ferrovias: como gestionar os pedidos e viabilizar investimentos no setor?
 
9. Projetos em saúde: quais os percalços a serem superados para o avanço dessa agenda?
 
10. Resíduos sólidos: como viabilizar de vez geração de energia a partir do passivo dos aterros?

11. Financiamento de projetos: quais incentivos e garantias esperar no fomento à infraestrutura na região?

Convidados confirmados

O encontro contará com a presença de líderes do mercado de infraestrutura em nível local e nacional, além de autoridades do setor público. Alguns dos principais nomes confirmados são Cristiano Soares (CEO, Miya), Leonardo Ferreira (secretário executivo de meio ambiente, Governo do Estado de Santa Catarina), Marco Aurélio Barcelos (presidente executivo, ABCR), Roberto Barbuti (diretor-presidente, Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN), Rogério Tavares (VP de relações institucionais, Aegea Saneamento), Wanderley Galhiego Jr. (diretor de novos negócios e inovação, Socicam).
 
Veja mais informações e inscreva-se:
https://www.griclub.org/event/infrastructure/infra-sul-gri-2022_3597
 
Por Lucas Badaracco