Imagem de capaWilbur Ross, secretário de Comércio dos Estados Unidos<br />Foto: Alberto Ruy/MInfra

EUA reforçam interesse por infraestrutura na América Latina

No Brasil, secretário americano Wilbur Ross ressaltou importância da região. No Peru, ele abordou potencial das PPPs.

14 de agosto de 2019Infraestrutura
O governo americano visa estreitar as relações com países da América Latina, especialmente no setor de infraestrutura. Foi o que pontuou Wilbur Ross, secretário de Comércio dos Estados Unidos, em viagem à região realizada entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, com escalas em Brasil, Argentina e Peru. 

“Os Estados Unidos desejam ser parceiros preferenciais dos projetos [do setor] na América Latina. Nossas empresas oferecem expertise, inovações, integridade e demanda de valor para oportunidades em infraestruturas cruciais”, declarou ele, ao participar de um evento em 01 de agosto em Brasília.  

No Brasil, além de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, ministro da Economia, Ross esteve com Tarcísio Gomes de Freitas, titular do Ministério da Infraestrutura (MI). 

No mesmo dia, Brasil e Estados Unidos formalizaram um Memorando de Entendimento (MOU, na sigla em inglês) para estimular o financiamento de projetos desse mercado no Brasil. O documento foi firmado pela agência americana de fomento Overseas Private Investment Corporation (Opic) e por representantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Pipeline brasileiro

Ao apresentar a carteira dos principais projetos para investimentos privados em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, Tarcísio de Freitas destacou investimentos futuros – como as 41 concessões de aeroportos previstas, os leilões, arrendamentos e desestatizações dos terminais portuários, o potencial dos projetos rodoviários e os planos para o setor ferroviário, que tiveram início no dia 31 de julho com a assinatura do contrato da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis (GO).

“Temos grandes projetos de concessão de ativos em todas as áreas que serão transformadores para nossas infraestrutura, logística e competitividade. Queremos contar com a experiência, a tecnologia e o financiamento americanos e, por isso, estamos trabalhando para construir um ambiente de negócios atraente e seguro para os investidores estrangeiros”, afirmou o ministro. “Todo o nosso trabalho envolve um grande esforço de mitigação de riscos que possa atender às expectativas desses investidores”, completou ele, em nota oficial.

Antes, em 27 de junho, Tarcísio de Freitas assinou – com a secretária de Transportes dos Estados Unidos, Elaine Chao – um Memorando de Cooperação para fortalecer a colaboração em estratégias de investimento e inovação entre os dois países. 

"O memorando permitirá às duas nações trocarem informações e melhores práticas sobre temas como veículos autônomos, sistemas de transporte inteligentes, sistemas de aeronaves não-tripuladas e o uso de parcerias público-privadas [PPPs] para apoiar o desenvolvimento de infraestrutura", diz a nota oficial do MI. 

Argentina e Peru

Em seguida ao Brasil, o secretário Ross partiu para Buenos Aires, onde também reforçou a importância dos laços bilaterais. De acordo com a Embaixada dos Estados Unidos na Argentina, os americanos são os principais investidores estrangeiros em solo argentino. Atualmente, mais de 300 empresas dos EUA operam no país e o comércio bilateral de bens chegou a mais de US$ 14 bilhões em 2018. 

No Peru, última escala da comitiva americana, em entrevista concedida a um veículo local, Ross confirmou o interesse pelo Plano Nacional de Desenvolvimento (PND). "Tivemos muitas reuniões ontem [5 de agosto] com diferentes ministérios [argentinos] e eles estão muito satisfeitos e querem mais participação americana na infraestrutura, especialmente em parcerias público-privadas", considerou. 
 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

Tarcísio de Freitas volta a abordar o pipeline de projetos do Brasil para o setor de infraestrutura no Infra Brazil GRI 2019, que acontece em 30 e 31 de outubro, em São Paulo. Também já confirmaram presença Bento Albuquerque (
Minas e Energia) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União). Saiba mais sobre o evento.