Consulta pública sobre cessão onerosa está aberta até julho

De acordo com o pré-edital publicado em 13 de junho, leilão – inicialmente previsto para outubro – acontecerá em novembro.

17 de junho de 2019Infraestrutura

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no Diário Oficial da União, em 13 de junho, o pré-edital e as minutas de contrato de partilha de produção da Rodada de Licitações do Excedente da Cessão Onerosa. Os documentos estão disponíveis para consulta pública até o dia 03 de julho. Em seguida, no dia 05, será realizada uma audiência popular no Rio de Janeiro.
 
Desde a última semana, também está em andamento o prazo para entrega do procedimento de manifestação de interesse, qualificação e pagamento da taxa de participação. Nesta rodada de licitações dos volumes excedentes dos recursos do pré-sal, serão ofertados os campos de Atapu, Bu?zios, Itapu e Se?pia, localizados na Bacia de Santos.
 
Antes previsto para 28 de outubro, segundo o pré-edital, o leilão acontecerá em 06 de novembro. As quatro áreas juntas somam R$ 106,5 bilhões.
 
Em março passado, ao falar com a imprensa, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, havia confirmado que a sessão de ofertas ocorreria em outubro. Ele ainda antecipou uma reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para definir os parâmetros técnicos e econômicos para revisão do contrato da Petrobras com a União.
 
“Vamos realizar o leilão dando as melhores condições de competitividade aos investidores e também criar o melhor valor para o empreendimento”, disse à época.

Avanço das negociações

 O megaleilão surge após o governo federal ter chegado a um acordo com a Petrobras, que receberá um bônus de US$ 9 bilhões pelo aditivo contratual – em negociação desde 2013. A revisão foi anunciada após encontro do CNPE, realizado em abril.
 
Assinado em 2010 entre a União e a petroleira, o contrato dá à companhia o direito de extrair cinco bilhões de barris de petróleo num período de 40 anos. Com a negociação, foi possível dar andamento ao leilão do volume excedente.
 
“Essa aprovação do termo aditivo do contrato entre a União e a Petrobras muito contribui para que as incertezas em relação ao leilão sejam bastante minimizadas. Eu diria que praticamente não existem mais incertezas”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, segundo reportou a Agência Brasil, após a reunião.

Setor passa a ser tema do GRI Club Infra

Em panorama sobre o setor de petróleo e gás, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aponta que esse ramo é responsável por 56% da matriz energética mundial, suprindo mais de 96% da necessidade energética do segmento de transporte e atendendo a 64% da necessidade energética do setor industrial, além de responder por 25% da geração elétrica mundial. Os dados são de 2017.
 
Ainda segundo o estudo do BNDES, que aborda o avanço dessa indústria no País a partir de 2000, após a descoberta de petróleo e gás na camada do pré-sal, o potencial das reservas brasileiras aumentou de forma vultosa, abrindo a oportunidade de elevar a produção nacional para patamares similares aos de alguns grandes produtores mundiais. "Assim, o Brasil deverá passar a exercer papel de destaque na produção de óleo e gás offshore mundial até o ano de 2030."
 
Em sintonia com essa perspectiva, o GRI Club Infra decidiu adicionar a indústria de petróleo e gás a seu calendário de eventos e iniciativas na área de infraestrutura. Os temas serão incorporados em debates, análises e reuniões do clube, em prol do desenvolvimento de um mercado crescentemente saudável e competitivo.
 
"Acompanhamos com atenção os avanços ocorridos no Brasil nos últimos anos e entendemos que há interesse e apetite dos players locais e internacionais; por isso, trazemos, a partir de agora, o tema ao clube, criando um ambiente propício para o diálogo sobre potenciais oportunidades entre o setor público e a iniciativa privada", justifica Pedro Nicolau, líder global do GRI Club Infra.
 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

Os executivos do setor de infraestrutura, incluindo players do mercado de petróleo e gás, debatem o futuro do Brasil e perspectivas para o desenvolvimento dos diversos segmentos no Infra Brazil GRI 2019. A conferência acontece em outubro, em São Paulo. Para informações, acesse o site.