Adevani Rotter, presidente e fundadora da Ação Integrada<br />Crédito: Divulgação

Comunicação conectando pessoas para gerar resultado

Confira artigo de Adevani Rotter, presidente e fundadora da Ação Integrada.

25 de setembro de 2019Infraestrutura
A comunicação sempre esteve presente no mundo dos negócios. Para transacionar uma ideia, uma marca, um produto ou um serviço desde sempre utilizamos o poder da argumentação, da persuasão e do relacionamento. Mesmo na era digital, a necessidade da comunicação continua presente. Mudaram as ferramentas, mas o poder humano ainda potencializa a venda.

Se a comunicação para o mercado é relevante e para ela investimos tempo e recursos, criando estratégias para nossos produtos ou serviços serem comprados por clientes e consumidores, o que nos leva a acreditar que, na comunicação interna, aquela feita com colaboradores, essa importância seria diferente? Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, escreveu antes dos anos 2000 que 60% dos problemas das empresas acontecem por uma má comunicação. Se transportarmos esse dado para a realidade atual, em tempo de mundo Vuca, no qual tudo está volátil, líquido, incerto e caótico, a questão comunicação ganha ainda mais relevância para dar direção e sentido às pessoas.  

Assim como precisamos de comunicação para conquistar clientes, necessitamos dela para influenciar pessoas para estarem conosco nas empresas e potencializarem a conversa dos nossos negócios mundo afora. Colaboradores não podem ser considerados os primeiros clientes da empresa. Eles são a própria empresa e quem efetivamente vai qualificar os seus produtos ou serviços para o seu mercado. Acreditamos que, como empregado, ele ganha para isso. Mas essa equação não é tão simples. O mundo mudou, as pessoas mudaram. Falta as empresas mudarem. Hoje, a interdependência, a interconexão e a agilidade estão mais presentes do que nunca. Para conectar as pessoas hoje ao seu negócio, é preciso envolvê-las e inspirá-las. Elas querem mais que resultado financeiro: precisam de um propósito. Se você parar para refletir sobre os problemas atuais de sua empresa, suas inquietações e noites mal dormidas, possivelmente encontrará a deficiência da comunicação interna como causa.

Comunicação interna tem o papel de conectar e ligar os pontos entre a estratégia do negócio e o que cada um faz e tem que entregar na organização. Isso precisa fazer sentido para as pessoas. Fazer sentido é gerar sentimento. Portanto, não basta informar direção e o que tem que ser feito. A comunicação tem que ser emocional.  Para que o colaborador se engaje ao seu negócio e entregue resultados, ele precisa entender o que faz, porque faz e para onde a empresa está indo.

Escutando centenas de colaboradores de diversas empresas por todo o País, de vários segmentos, no último ano, tenho ouvido uma questão consistente: o que faz os funcionários sentirem-se importantes e reconhecidos é o seu trabalho e o reconhecimento, com elogio, do seu chefe. Comunicação interna acontece por meio de canais de comunicação, relacionamento entre áreas e entre líder e liderado. Mas, principalmente pela interação humana. O CEO está no comando dando direção, mas quem conduz as conversas no dia a dia são os médios gestores. Por isso, as empresas precisam ter processos bem estruturados de comunicação via liderança. Porque é aí que está o maior gap da comunicação nas empresas: da média liderança para os níveis mais baixos da organização. E sabemos que esses gestores precisam de apoio e direção para conectar e engajar as pessoas para o resultado. E o que pensam esses médios líderes sobre isso? Bem, isso é assunto para outro artigo.

De tudo fica uma certeza. Para engajar pessoas hoje em dia é preciso criar experiências. Tanto de clientes com o seu negócio, quanto de sua empresa com seus colaboradores. Experiências reais. Pense nisso! 

*Adevani Rotter é presidente e fundadora da Ação Integrada

 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

'Comunicação que gera resultado'. Esse é o tema que Adevani Rotter vai abordar no
Infra Brazil GRI 2019, evento que se tornou o grande ponto de encontro dos líderes de infraestrutura no País, marcado para outubro. Saiba tudo sobre a programação e como participar.


Este artigo é de responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do GRI Hub.