Adevani Rotter, presidente e fundadora da Ação Integrada
Crédito: Divulgação
Português

Comunicação conectando pessoas para gerar resultado

3 MIN READSeptember 25, 2019
A comunicação sempre esteve presente no mundo dos negócios. Para transacionar uma ideia, uma marca, um produto ou um serviço desde sempre utilizamos o poder da argumentação, da persuasão e do relacionamento. Mesmo na era digital, a necessidade da comunicação continua presente. Mudaram as ferramentas, mas o poder humano ainda potencializa a venda.

Se a comunicação para o mercado é relevante e para ela investimos tempo e recursos, criando estratégias para nossos produtos ou serviços serem comprados por clientes e consumidores, o que nos leva a acreditar que, na comunicação interna, aquela feita com colaboradores, essa importância seria diferente? Peter Drucker, considerado pai da administração moderna, escreveu antes dos anos 2000 que 60% dos problemas das empresas acontecem por uma má comunicação. Se transportarmos esse dado para a realidade atual, em tempo de mundo Vuca, no qual tudo está volátil, líquido, incerto e caótico, a questão comunicação ganha ainda mais relevância para dar direção e sentido às pessoas.  

Assim como precisamos de comunicação para conquistar clientes, necessitamos dela para influenciar pessoas para estarem conosco nas empresas e potencializarem a conversa dos nossos negócios mundo afora. Colaboradores não podem ser considerados os primeiros clientes da empresa. Eles são a própria empresa e quem efetivamente vai qualificar os seus produtos ou serviços para o seu mercado. Acreditamos que, como empregado, ele ganha para isso. Mas essa equação não é tão simples. O mundo mudou, as pessoas mudaram. Falta as empresas mudarem. Hoje, a interdependência, a interconexão e a agilidade estão mais presentes do que nunca. Para conectar as pessoas hoje ao seu negócio, é preciso envolvê-las e inspirá-las. Elas querem mais que resultado financeiro: precisam de um propósito. Se você parar para refletir sobre os problemas atuais de sua empresa, suas inquietações e noites mal dormidas, possivelmente encontrará a deficiência da comunicação interna como causa.

Comunicação interna tem o papel de conectar e ligar os pontos entre a estratégia do negócio e o que cada um faz e tem que entregar na organização. Isso precisa fazer sentido para as pessoas. Fazer sentido é gerar sentimento. Portanto, não basta informar direção e o que tem que ser feito. A comunicação tem que ser emocional.  Para que o colaborador se engaje ao seu negócio e entregue resultados, ele precisa entender o que faz, porque faz e para onde a empresa está indo.

Escutando centenas de colaboradores de diversas empresas por todo o País, de vários segmentos, no último ano, tenho ouvido uma questão consistente: o que faz os funcionários sentirem-se importantes e reconhecidos é o seu trabalho e o reconhecimento, com elogio, do seu chefe. Comunicação interna acontece por meio de canais de comunicação, relacionamento entre áreas e entre líder e liderado. Mas, principalmente pela interação humana. O CEO está no comando dando direção, mas quem conduz as conversas no dia a dia são os médios gestores. Por isso, as empresas precisam ter processos bem estruturados de comunicação via liderança. Porque é aí que está o maior gap da comunicação nas empresas: da média liderança para os níveis mais baixos da organização. E sabemos que esses gestores precisam de apoio e direção para conectar e engajar as pessoas para o resultado. E o que pensam esses médios líderes sobre isso? Bem, isso é assunto para outro artigo.

De tudo fica uma certeza. Para engajar pessoas hoje em dia é preciso criar experiências. Tanto de clientes com o seu negócio, quanto de sua empresa com seus colaboradores. Experiências reais. Pense nisso! 

*Adevani Rotter é presidente e fundadora da Ação Integrada

 

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

'Comunicação que gera resultado'. Esse é o tema que Adevani Rotter vai abordar no
Infra Brazil GRI 2019, evento que se tornou o grande ponto de encontro dos líderes de infraestrutura no País, marcado para outubro. Saiba tudo sobre a programação e como participar.


Este artigo é de responsabilidade da autora e não representa necessariamente a opinião do GRI Hub. 

 
Related News
←  SHARE
Infrastructure
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message