Club meeting debate green bonds e infraestrutura no Nordeste

Realizado em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI), encontro juntou autoridades locais e executivos do setor.

4 de junho de 2019Infraestrutura

O GRI Club Infra realizou no último dia 30 de maio, em parceria com a Climate Bonds Initiative (CBI), um club meeting em Salvador para debater possibilidades de financiamento de projetos de infraestrutura no Nordeste. Os participantes analisaram, em particular, o potencial de instrumentos como os green bonds – títulos de dívida com chancela ambiental – para segmentos como transportes, mobilidade urbana, saneamento e resíduos sólidos.

A reunião, moderada por Renato Sucupira, presidente da BF Capital, contou com a participação de Thatyanne Gasparotto, líder da CBI para a América Latina. Ela pontuou as principais características e os critérios para que os títulos sejam categorizados como verdes – de acordo com o resiliência apresentada pelos projetos em matéria de impactos ambientais e climáticos – e também abordou como o mercado global de finanças verdes pode auxiliar no financiamento da infraestrutura urbana nas principais cidades nordestinas.

“Temos uma oportunidade no Brasil para construir um estoque de infraestrutura que seja não apenas funcional, mas resiliente a longo prazo. Há oportunidades claras nos setores de transportes e mobilidade urbana, água e saneamento e resíduos. Ao longo deste ano, continuaremos a construir esse pipeline de investimentos, ao mesmo tempo em que identificamos estruturas de financiamento que possam alavancar o capital privado, que tem demandado ativos verdes tanto no mercado doméstico quanto no internacional",  declarou Thatyanne Gasparotto ao GRI Hub, após a discussão.

<span class=Thatyanne Gasparotto" src="https://cdn.griclub.org/uploads/files/Thatyanne_Gasparotto_2019_6_04_18_40_30_1559673630.jpg" style="height:70%; width:70%" title="Thatyanne Gasparotto" />
Thatyanne Gasparotto (Climate Bonds Initiative - Brasil) | Crédito: GRI Club / Mario Cruz

A representante da CBI comentou ainda sobre o volume de emissões de green bonds em projetos dos referidos segmentos por governos municipais no exterior. Ela salientou a relevância da formação de consórcios entre municípios brasileiros como forma de compartilhar riscos e garantias e ressaltou o modelo como adequado à aplicação dos títulos verdes e potencialmente mais atrativo a investidores institucionais – frente a projetos individuais.

Outros pontos discutidos durante o club meeting foram projetos do pipeline nordestino, incluindo a transição para uma frota de veículos elétricos em Salvador; corredores de veículos leves sobre trilhos (VLTs) para acesso aos municípios da região metropolitana soteropolitana; a viabilização de um trem entre a capital baiana e Feira de Santana; e desenvolvimentos regionais nas áreas de resíduos sólidos e geração de energia de fontes renováveis.

Esse foi o segundo encontro focado em green bonds realizado pelo GRI Club em conjunto com a CBI. A reunião ocorreu na cidade de Salvador devido ao crescente interesse dos investidores pelo mercado do Nordeste e por conta das carteiras de projetos apresentados recentemente pelos governos estaduais e municipais da região.

Estiveram presentes cerca de 30 representantes do setores público e privado, incluindo convidados especiais como Antonio Carlos Dutra (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia/ Sedur), Grace Gomes (Sedur), Fernando Ciotti (Caixa Econômica Federal), George Robson de Melo (Banco do Nordeste do Brasil/ BNB) e Monique Menezes (Secretaria Municipal de Concessões e Parcerias de Teresina), e executivos como Rodolfo Gonzales (CCR Metrô Bahia), Eduardo Pedreira (Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico/ Sinart), Gilberto Torres Menezes (Socicam), Marcelo Andrade (Instituto Couto Maia), Silvan Suassuna (Haitong), Sérgio Rocha (Concremat) e Dênio Cidreira (Fonte Nova Negócios e Participações).

Infra Brazil GRI 2019

Infra Brazil GRI 2019

Programada para os dias 30 e 31 de outubro, a 5ª edição do Infra Brazil GRI reunirá os mais relevantes líderes da iniciativa privada com atuação em infraestrutura no Brasil para debater, junto de autoridades governamentais, o desenvolvimento de novos projetos e parcerias público-privadas no País. Saiba os detalhes no site do evento.