China-Latam Think Tank se reúne pela primeira vez

Iniciativa resulta de cooperação entre GRI Club Infra, Belt and Road Services Connections e L.O. Baptista Advogados.

25 de março de 2019Infraestrutura

Na última quarta-feira, 20 de março, aconteceu o primeiro encontro do China-Latam Think Tank, simultaneamente em São Paulo e Beijing. A iniciativa resultou do acordo de cooperação assinado em outubro de 2018 por GRI Club Infra, Belt and Road Services Connections e L.O. Baptista Advogados, visando ampliar os diálogos sobre investimento em infraestrutura na América Latina, principalmente quando o aporte envolve capital de empresas chinesas.

A estratégia de desenvolvimento da Belt and Road Initiative, proposta pelo presidente chinês, Xi Jinping, tem como foco principal a conectividade e a cooperação do país asiático com outras regiões do mundo, por meio de coordenação política, construção de infraestruturas, comércio e integração financeira. Até agora, a China já assinou acordos de cooperação com 123 países e 29 organizações internacionais com esse objetivo.

Nessa reunião inaugural, participantes no Brasil e na China se uniram via videoconferência. Na capital paulista, estiveram presentes executivos como Eduardo Centola (Banco Modal), Otto Kux (Grupo Encalso), Qu Yang (State Grid Brazil), Henrique Paiva (Siemens no Brasil) e Braulio Andrade (Serveng Engenharia), e também Vicente Amaral Bezerra, assessor diplomático do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão. Em Beijing, tomaram parte Wang Li, presidente da Belt and Road Services Connections, e Chen Feng, co-chairman da Belt and Road Services Connections, além de líderes de companhias chinesas como CGGC e Haitong.

Li destacou o objetivo de que cada país que integra a iniciativa possua suas próprias políticas e planos de desenvolvimento, e que muitos deles vêm avançando a partir da cooperação estabelecida com a China – principalmente no caso do Sudeste Asiático e do Oriente Médio.

Vicente Bezerra, por sua vez, ressaltou que Mourão prepara sua primeira visita à China nos próximos meses e que, para tanto, sua equipe tem se engajado em diferentes diálogos com o setor privado a fim de avaliar suas percepções a respeito das relações bilaterais. Ele ainda pontuou que o governo busca reativar a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível (Cosban), estabelecida em 2004 e liderada pelos vice-presidentes dos dois países. A Cosban é composta por diferentes subcomissões e grupos de trabalho e trata de temas estratégicos de comércio e investimento, tais como infraestrutura.

Por parte dos executivos chineses que marcaram presença na reunião, foram salientadas barreiras ao aumento dos fluxos de investimento no Brasil – por exemplo, prazos considerados curtos para a apresentação de propostas em editais.

Nas próximas semanas, os membros do China Committee do GRI Club Infra se reúnem para estabelecer as pautas prioritárias que trarão à agenda do think tank, incluindo projetos específicos em que há a possibilidade de parcerias com empresas chinesas. 


GRI China-Emerging Markets Infrastructure Week & Summit



Em agosto, membros do GRI Club Infra e autoridades latino-americanas vão a Beijing e a Xangai para a segunda edição da GRI China-Emerging Markets Infrastructure Week e a quarta edição do China-Emerging Markets Infrastructure Summit. Será uma excelente oportunidade para dar continuidade às conversas do think tank e apresentar oportunidades de investimento, fusões & aquisições e colaboração com players chineses. Conheça a programação