Imagem de capaJoão Doria, governador de São Paulo / Crédito: José Cruz/Agência Brasil

Agenda de Doria em agosto inclui evento do GRI Club na China

Governador paulista participa de painel de abertura do GRI China-Latam Infra Summit & Week 2019 em 5 de agosto.

22 de julho de 2019Infraestrutura

No início de agosto, o governador de São Paulo, João Doria, dá mais um passo em sua agenda internacional em busca de atração de investimentos e cooperação em diversas áreas fundamentais ao Estado, particularmente a de infraestrutura – com ênfase ao seu ambicioso Plano de Concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Desta vez, o destino do mandatário é a China, onde participará de diversas reuniões e atividades, com destaque para o GRI China-Latam Infra Summit & Week 2019, no dia 5 em Pequim.

Doria estará na sessão de abertura do grande evento do GRI Club Infra, que chega à sua quarta edição, integrado a uma programação que prevê ainda uma série de visitas técnicas, sempre reunindo empresários, autoridades e investidores de asiáticos e latino-americanos com vistas a proporcionar oportunidades de estreitamento de laços e estímulo a negócios. O painel de que ele fará parte – ao lado do ministro Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional), do também governador Wellington Dias (Piauí) e do embaixador Paulo Estivallet de Mesquita (Embaixada do Brasil em Pequim) – discutirá as relações entre China e América Latina.

Novo escritório paulista em Xangai

O gestor paulista tem dado grande prioridade à aproximação com a China. Prova disso foi o anúncio, em abril, da abertura de um escritório comercial do Estado na província de Xangai, com inauguração prevista para coincidir com sua viagem ao país em agosto. A ideia é que esse novo gabinete contribua para facilitar a promoção de comércio, investimentos e intercâmbio em frentes a exemplo de inovação e tecnologia.


“Estabelecemos acordos de cooperação que serão assinados em agosto, na China, com as áreas de agronegócios, tecnologia, infraestrutura, logística e transportes, saúde, desenvolvimento econômico, energia e turismo. Levaremos também os programas de desestatização do Governo do Estado de São Paulo que forem pertinentes para as áreas de ferrovias, rodovias, aeroportos, portos e programas de desenvolvimento agrícola”, informou Doria na ocasião do anúncio do escritório. São Paulo e China já possuem 11 acordos de cooperação – na maioria, voltados ao fortalecimento de relações em investimentos, agricultura e esportes.

Oportunidade de médio e longo prazos

O governador de São Paulo visitou recentemente também os Estados Unidos (em maio) e o Reino Unido (julho), onde participou de encontros com investidores, empresários e autoridades. Há dois anos, quando ocupava a cadeira de prefeito da cidade de São Paulo, Doria igualmente incluiu a China em suas prioridades internacionais, em busca de capital estrangeiro. Naquele momento, ressaltou o interesse chinês pelos segmentos de tecnologia, imóveis e transporte coletivo e as peculiaridades envolvidas nos relacionamentos com os asiáticos. 

"Os chineses gostam do olho no olho, apreciam o contato, têm sentimento de confiança naqueles com que conversam diretamente", analisou então. E adicionou: "os chineses compreendem e visualizam o Brasil como um país de oportunidades de médio e longo prazos".

O secretário de Fazenda e Planejamento da administração João Doria, Henrique Meirelles, também participou recentemente de evento do GRI Club, no qual detalhou a empresários o programa de desestatização do Estado de São Paulo. ""Existe uma série de projetos em andamento em áreas diversas, sempre na linha de privatizar e trazer capital privado para alavancar o desenvolvimento do Estado", destacou o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central.
 

GRI China-Latam Infra Summit & Week 2019

GRI China-Latam Infra Summit & Week 2019

De 5 a 9 de agosto, o GRI Club Infra realiza a quarta edição do GRI China-Latam Infra Summit & Week. O grande evento conecta executivos seniores do setor de infraestrutura que atuam no mercado da China e em países emergentes, contribuindo para fortalecer relacionamentos e impulsionar parcerias. Saiba tudo sobre a programação.