Crédito: GRI Club / Flavio Guarnieri
Português

GRI Unique encerra 2019 falando sobre transformação digital

4 MIN READNovember 29, 2019
 É inegável que a tecnologia impacta os mais distintos negócios; portanto, cada vez mais é necessário entender a importância de aderir à transformação digital e se abrir a correr riscos nesse ambiente. Essa foi uma das mensagens centrais da terceira e última edição do GRI Unique Dinner em 2019, intitulada 'Digital Transformation'. Realizado em 28 de novembro em São Paulo, o jantar promovido pelo GRI Unique, nova divisão do GRI Group, trouxe os especialistas Marco Mendes (AON) e Marcelo Coutinho para abordar o tema. 

A abertura do evento surpreendeu os participantes, com a apresentação de Henry Vargas e Klauss Durães, jovens ilusionistas reconhecidos mundialmente. No show 'O impossível é uma ilusão', os artistas proporcionaram uma experiência de entretenimento diferenciada, em que se pode vivenciar uma nova realidade. 

A incorporação das tecnologias ao universo dos negócios e como elas permitem enxergar os fatos a partir de uma nova percepção foram questões abordadas pelos mágicos de forma descontraída e repleta de momentos de interação. 

Novos ativos

Em um clima leve, o 'GRI Unique Dinner – Digital Transformation' seguiu com a apresentação de Marco Mendes, Cyber Insurance developer da AON. O especialista iniciou o painel com uma reflexão sobre os usos da tecnologia, que podem ser benéficos ou não, e ressaltou o impacto das inovações nos negócios. 

Como exemplo, ele citou a evolução do mercado e das principais marcas do mundo entre os anos de 1975 e 2018, período em que os ativos mais valiosos passaram de tangíveis a intangíveis. 

O consultor tratou da aplicação da transformação digital no dia a dia e também recordou a essencialidade dos setores imobiliário e de infraestrutura, fundamentais para a existência de todos os outros demais negócios. "Quando falamos de transformação digital, trata-se de melhores maneiras de realizar um negócio, entregar um produto ou serviço, empregando tecnologia", disse. 

Segundo Marco Mendes, a transformação digital nada mais é do que e integração da tecnologia em procedimentos, processos, contato com parceiros, clientes e também dentro da própria companhia. 

Nesse ambiente, Mendes estimulou os participantes do evento a aplicarem a transformação digital em seu cotidiano, utilizando as informações existentes e os dados obtidos para facilitar e otimizar os serviços prestados. Ao discorrer sobre riscos no caminho, ele advertiu, porém, sobre a necessidade de um planejamento. "É preciso ter um plano e entender que haverá mais erros do que acertos no percurso."

Novas percepções

Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas (FGV), corroborou a importância de arriscar e relembrou cases emblemáticos, como o da Nokia, que ano a ano foi perdendo a liderança do mercado de aparelhos para telefonia celular ao não incorporar inovações aos negócios. 

Para as indústrias de real estate e infraestrutura, Coutinho falou sobre o potencial de investimentos em startups, por meio de fundos de investimentos, por exemplo, e de como novas percepções podem resolver problemas antigos. "É preciso enxergar novas formas de identificar soluções. A visão de nossas empresas para a resolução de problemas nos trouxe até aqui, mas hoje não ocorre da mesma maneira. Há um novo desafio", enfatizou.

GRI Unique

O GRI Unique foi criado no início do ano para oferecer a um público seleto, de executivos C-level dos setores imobiliário e de infraestrutura – membros do GRI Club e convidados –, experiências diferenciadas, imersivas e descontraídas, desenhadas para proporcionar networking, ganhos de know-how e reflexão sobre temas fundamentais para o dia a dia dos negócios, sempre de uma forma criativa. 

O jantar de novembro, especificamente, agregou, no espaço Villa Bisutti Cardoso de Melo grandes nomes de ambos os mercados, e teve o patrocínio de
Livelo, Vivo, Cel.Lep, Global Talent e Access.Run. Participaram nomes como Daniel Cherman (Tishman Speyer),  Eduardo Takahashi (AON), Gustavo Schmidt (Volkswagen Brasil), Juan Pablo Forno (Honeywell), Mauro Rial (Accor) e Wolfgang Schwerdtle (GIC). 

Nota de redação: matéria atualizada em 02/12/2019
Related News
←  SHARE
Infrastructure
GRI
X
Privacy policy and how we use cookies
We use cookies to give you the best experience on our website.
By continuing we'll assume you're on board with our privacy police
Accept and hide this message