Como real estate e infra lidam com transformações digitais

Executivos das indústrias imobiliária e de infraestrutura falam sobre a aplicação prática de novas tecnologias.

6 de janeiro de 2020Mercado Imobiliário
Como já é sabido, a transformação digital está acontecendo, atualmente, em todas as áreas de negócios. Nos mercados de real estate e infraestrutura, executivos frequentemente buscam inovações, seja para melhorar o dia a dia ou para apresentar soluções criativas a clientes. A equipe de reportagem do GRI Hub conversou com participantes da terceira e última edição de 2019 do GRI Unique Dinner, intitulada 'Digital Transformation', e traz a visão deles sobre o tema. 

"Ouvimos falar que a indústria [imobiliária] inova pouco e momentos como este nos trazem provocações que nos fazem pensar em transformações práticas", diz Eduardo Remião, CFO da Construtora Altana. Ele considera esse um tópico amplo e diz que procura incorporar novidades no cotidiano da companhia, passando por novos sistemas e tecnologias, em um processo de desenvolvimento contínuo. 

Do mesmo modo, Lucas Troia, diretor de Novos Negócios da Sices Solar, afirma estar atento ao que há de novo para aportar aos projetos de sua empresa. "Essa transformação está ocorrendo e temos sempre que procurar usar a tecnologia a nosso favor, vendo como a concorrência está evoluindo e utilizando inovações para os negócios", diz. Troia cita o uso de big data, internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) e blockchain, ferramentas que ajudam a economizar recursos de modo eficiente e melhoram a performance dos negócios.

"Atuamos com a transformação digital em nosso dia a dia, tanto internamente quanto para nossos clientes. Seja ao pensar em como conectar profissionais ou para levar soluções a clientes, estamos em busca de inovações", exemplifica, por sua vez, Elias de Souza, sócio da Deloitte Brasil. "Meu cliente e eu vivenciamos o mesmo desafio; portanto, há uma sinergia em torno do tema", complementa. 

Para o especialista da Deloitte, outro fator relevante em discussão nesse ambiente é a questão legal, ou seja, os regramentos para as novas aplicações. "Quando falamos em inovação, precisamos pensar na questão legal e no ambiente regulatório e em como se inserem, tanto no mercado de real estate quanto no de PPPs [parcerias público-privadas], concessões, na outorga onerosa ou na área de fundos de investimento imobiliário [FIIs], por exemplo. São pontos inerentes à temática", lembra Souza.

Transformação na prática

No 'GRI Unique Dinner – Digital Transformation', Marco Mendes, Cyber Insurance developer da AON, falou sobre os usos da tecnologia, que, em sua avaliação, podem ser benéficos ou não, e ressaltou o impacto das inovações sobre os negócios. Como exemplo, ele apontou a evolução das principais marcas do mundo entre os anos de 1975 e 2018, período em que os ativos mais valiosos passaram de tangíveis a intangíveis. 

Na sequência, Marcelo Coutinho, coordenador do mestrado profissional da Fundação Getulio Vargas (FGV), abordou a importância de arriscar e relembrou cases emblemáticos, como o da Nokia, que ano a ano foi perdendo a liderança do mercado de aparelhos para telefonia celular ao deixar de incorporar inovações aos negócios. 

GRI Unique

O GRI Unique foi criado no início de 2019 para oferecer a um público seleto, de executivos C-level dos setores imobiliário e de infraestrutura – membros do GRI Club e convidados –, experiências diferenciadas, imersivas e descontraídas, desenhadas para proporcionar networking, ganhos de know-how e reflexão sobre temas fundamentais para o dia a dia dos negócios, sempre de uma forma criativa.